
joguinho que ganha dinheiro

&lt;p&gt;Bandeira criticando a emissora durante manifesta&#231;&#227;o em 2014.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As controv&#233;rsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso hist&

#243;rico de pol&#234;micas nas &#128176;  rela&#231;&#245;es desta rede de tele

vis&#227;o brasileira com a sociedade do pa&#237;s.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar &#1281

76;  a cultura e a opini&#227;o p&#250;blica.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A principal pol&#234;mica hist&#243;rica da esta&#231;&#227;o televisiv

a e das Organiza&#231;&#245;es Globo (hoje Grupo Globo) est&#225; &#128176;  lig

ada ao apoio dado &#224; ditadura militar e a censura dos movimentos pr&#243;-de

mocracia nos notici&#225;rios do canal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O regime, segundo os &#128176;  opostos &#224; emissora, teria rendido 

benef&#237;cios ao grupo midi&#225;tico da fam&#237;lia Marinho, em especial par

a o canal de televis&#227;o que, &#128176;  em 1984, fez uma cobertura omissa da

s Diretas J&#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] A pr&#243;pria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal O 

Globo, &#128176;  49 anos depois e pressionada pelas manifesta&#231;&#245;es de 

junho de 2013,[4][5][6] que o apoio ao golpe militar de 1964 e &#128176;  ao reg

ime subsequente foi um &quot;erro&quot;.[7]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No final da d&#233;cada de 1980, a emissora novamente foi alvo de cr&#2

37;ticas devido &#224; &#128176;  edi&#231;&#227;o que promoveu do &#250;ltimo d

ebate entre os candidatos a presidente na elei&#231;&#227;o de 1989, o que teria

 favorecido Fernando &#128176;  Collor de Mello.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[8] No final da d&#233;cada de 1990, as Organiza&#231;&#245;es Globo en

frentaram diversos problemas financeiros que teriam sido aliviados &#128176;  pe

lo Estado, apesar de se tratar de uma empresa privada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] Durante o per&#237;odo, a emissora utilizou-se de {k0} influ&#234;n

cia entre &#128176;  os pol&#237;ticos para conseguir mudar um artigo da Constit

ui&#231;&#227;o Federal, no qual permitia a entrada de 30% de capital estrangeir

o &#128176;  nas empresas de m&#237;dia.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milh&#245;es de reais 

&#224; Globocabo atrav&#233;s de financiamento &#128176;  do Banco Nacional de D

esenvolvimento Econ&#244;mico e Social (BNDES).&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] A emissora voltou novamente a ser alvo de cr&#237;ticas pela cobert

ura &#128176;  supostamente tendenciosa das elei&#231;&#245;es de 2006, 2010 e 2

022.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Apoio ao regime militar [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Participamos da Revolu&#231;&#227;o &#128176;  de 1964, identific

ados com os anseios nacionais de preserva&#231;&#227;o das institui&#231;&#245;e

s democr&#225;ticas, amea&#231;adas pela radicaliza&#231;&#227;o ideol&#243;gica

, greves, desordem social e &#128176;  corrup&#231;&#227;o generalizada.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Quando a nossa reda&#231;&#227;o foi invadida por tropas antirrevolucio

n&#225;rias, mantivemo-nos firmes em nossa posi&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde &#128176;  os primeir

os momentos de corre&#231;&#227;o de rumos at&#233; o atual processo de abertura

, que se dever&#225; consolidar com a posse &#128176;  do novo presidente.&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;&quot; - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edi&#231;&#227;o n&#176; 1

8.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;596, 7 de outubro de 1984.[ 9 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A &#128176;  TV Globo foi fundada em 1965, um ano ap&#243;s o golpe de 

estado de 1964, e se consolidou como maior &#128176;  rede de televis&#227;o do 

pa&#237;s durante a d&#233;cada de 1970.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Neste per&#237;odo, o regime militar implementou uma pol&#237;tica de m

oderniza&#231;&#227;o das &#128176;  telecomunica&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou &#224; Intelsat.&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;[10] Em 1968, foi criado o Minist&#233;rio das Comunica&#231;&#245;es &

#128176;  e, no mesmo ano, surgiram as primeiras emissoras de r&#225;dio FM e fo

i criada a AERP (Assessoria Especial de Rela&#231;&#245;es &#128176;  P&#250;bli) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -360 Td (cas), que refor&#231;ava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalis

tas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1969, o pa&#237;s se integra ao sistema mundial de &#128176;  comuni

ca&#231;&#227;o por sat&#233;lite.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[10] A inten&#231;&#227;o do regime era se opor &#224; hegemonia cultur

al caracteristicamente de esquerda da &#233;poca.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[10] Uma de &#128176;  suas armas para isso teria sido a televis&#227;o

, tendo o regime feito vistas grossas &#224; parceria, vetada por lei, entre &#1

28176;  Roberto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu para o sal

to tecnol&#243;gico da TV Globo.[10]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o Grupo Globo, o &#128176;  jornal O Globo apoiou o golpe milit

ar de 1964 fazendo parte de um &quot;posicionamento amplamente majorit&#225;rio&

quot; contra o governo do &#128176;  presidente Jo&#227;o Goulart.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[11] Afirma tamb&#233;m que Roberto Marinho acreditava na voca&#231;&#2

27;o democr&#225;tica do presidente Castello Branco e na efic&#225;cia da &#1281

76;  pol&#237;tica econ&#244;mica desenvolvida por Roberto Campos e Octavio Gouv

&#234;a de Bulh&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[11] Em 2013, O Globo reconheceu, atrav&#233;s de um texto &#128176;  p

ublicado em seu site, que o apoio ao golpe de 1964 foi um erro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O texto acompanhou a publica&#231;&#227;o do projeto &#128176;  &quot;M

em&#243;ria&quot; que recuperou os 88 anos de hist&#243;ria do jornal O Globo.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Nele, a institui&#231;&#227;o afirmou que o apoio &#224; interven&#231;

&#227;o &#128176;  dos militares se deu pelo temor de um outro golpe, a ser desf

echado pelo presidente Jo&#227;o Goulart com apoio dos &#128176;  sindicatos.[12

][13]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gra&#231;as &#224; es

treita liga&#231;&#227;o de Roberto Marinho com o &#128176;  regime implantado e

m mar&#231;o de 1964, citando como exemplos disso a dificuldade em obter concess

&#245;es para canais de televis&#227;o em &#128176;  Jo&#227;o Pessoa e Curitiba

 em 1978, alguns casos de censura a {k0} programa&#231;&#227;o, al&#233;m do fat

o de que alguns de &#128176;  seus profissionais eram membros do Partido Comunis

ta Brasileiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura n&#227;o era gene

ralizada, uma &#128176;  vez que &quot;sua principal fun&#231;&#227;o era impedi

r a emerg&#234;ncia de determinadas ideias, not&#237;cias, publica&#231;&#245;es

 que estivessem contr&#225;rias &#224; l&#243;gica ditatorial &#128176;  de difu

ndir ideais de progresso, harmonia e desenvolvimento&quot;.[10]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em {k0} autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral da TV Gl

obo, confessou ter &#128176;  cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Rob

erto Campos para satisfazer o coronel Gustavo Borges, chefe de pol&#237;cia no &

#128176;  estado do Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura 

para &quot;ler tudo que ia para &#128176;  o ar&quot; e uma &quot;assessoria esp

ecial&quot; formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo Man

oel Erickson (&quot;pelego dos milicos&quot;, &#128176;  conforme disse) e mais 

&quot;uns cinco ou seis funcion&#225;rios&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, relatou receber o presidente Em&#237;lio Garrastazu M&

#233;dici em seu gabinete &#128176;  na Globo, onde assistiam aos jogos de futeb

ol exibidos pela emissora aos domingos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo ele, o denominado &quot;padr&#227;o Globo de qualidade&quot; &#

128176;  acabou &quot;passando por vitrine de um regime com o qual os profission

ais da TV Globo jamais concordaram&quot;.[14]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em entrevista ao document&#225;rio &#128176;  brit&#226;nico Beyond Cit

izen Kane, o ex-ministro da Justi&#231;a (1974â��1979) Armando Falc&#227;o afirmou

 que &quot;o doutor Roberto Marinho nunca me criou &#128176;  qualquer tipo de d

ificuldade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televis&#227;o G

lobo, da Rede Globo, da R&#225;dio Globo, &#128176;  da R&#225;dio Mundial, da R

&#225;dio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[15] O pr&#243;prio M&#233;dici chegou a afirmar, sobre o Jornal &#1281

76;  Nacional, em entrevista: &quot;Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a

 televis&#227;o para assistir ao jornal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Enquanto as not&#237;cias d&#227;o conta &#128176;  de greves, agita&#2

31;&#245;es, atentados e conflitos em v&#225;rias partes do mundo, o Brasil marc

ha em paz, rumo ao desenvolvimento.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#201; como &#128176;  se eu tomasse um tranquilizante ap&#243;s um dia

 de trabalho&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a proximidade entre &#1281

76;  o regime e a Globo.[16]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, atrav&#2

33;s de um editorial publicado no jornal &#128176;  O Globo e que tamb&#233;m fo

i lido por William Bonner durante o Jornal Nacional, por terem apoiado a ditadur

a militar &#128176;  instaurada no pa&#237;s depois do golpe militar de 1964.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;No texto do editorial, o jornal afirma:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#192; luz da Hist&#243;ria, contudo, n&#227;o &#128176;  h&#225; por q

ue n&#227;o reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao golpe de 1964] foi

 um erro, assim como equivocadas &#128176;  foram outras decis&#245;es editoriai

s do per&#237;odo que decorreram desse desacerto original.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A democracia &#233; um valor absoluto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E, quando em risco, ela &#128176;  s&#243; pode ser salva por si mesma.

â�� Grupo Globo[7]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Com&#237;cio das Diretas J&#225; em 16 de abril de 1984 em S&#227;o &#1

28176;  Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aqu

ele que &#233; considerado o &#128176;  primeiro grande com&#237;cio das Diretas

 J&#225;, realizado na pra&#231;a da S&#233;, em S&#227;o Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de &#128176;  dois minutos 

e dezessete segundos sobre o tema.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, ocorreu um equ&#237;voco durante a escalada do Jornal Nacio

nal; 25 de &#128176;  janeiro &#233; tamb&#233;m o dia do anivers&#225;rio da ci

dade de S&#227;o Paulo, e por conta de um suposto erro t&#233;cnico, &#128176;  

o apresentador do telejornal acabou anunciando o com&#237;cio como parte das com

emora&#231;&#245;es dos 430 anos da cidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora recebeu cr&#237;ticas &#128176;  que diziam que n&#227;o hav

ia sido uma falha t&#233;cnica, mas sim uma manipula&#231;&#227;o de dados.[3]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Jos&#233; Bonif&#225;cio de Oliveira Sobrinho, o &#128176;  Boni, ex-vi

ce-presidente do Grupo Globo afirmou, em entrevista a Roberto D&#39;&#193;vila e

m 2005, que Roberto Marinho determinou a censura do &#128176;  primeiro grande c

om&#237;cio das Diretas J&#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] Segundo Boni, &quot;o doutor Roberto n&#227;o queria que se falasse

 em Diretas J&#225;&quot; e &#128176;  decidiu que o evento da pra&#231;a da S&#

233; fosse transmitido &quot;sem nenhuma participa&#231;&#227;o de nenhum dos di

scursantes&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] O que teria &#128176;  ocorrido no epis&#243;dio, ainda de acordo c

om ele, foi uma &quot;censura dupla&quot; (por parte do regime e da emissora).&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] A &#128176;  vers&#227;o oficial da Globo, relatada no livro Jornal

 Nacional - A Not&#237;cia Faz Hist&#243;ria, por&#233;m, &#233; de que a emisso

ra &#128176;  n&#227;o omitiu que o com&#237;cio fizesse parte das Diretas e que

 &#233; falsa a vers&#227;o de que emissora noticiou o &#128176;  evento como pa

rte das comemora&#231;&#245;es pelo anivers&#225;rio da cidade de S&#227;o Paulo

.[3]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente o erro &#128176;  na cober

tura do movimento pelas elei&#231;&#245;es diretas no site &quot;Mem&#243;ria Gl

obo&quot; e afirmou que foi amea&#231;ada e coagida pelo regime &#128176;  naque

le momento:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se

 engajar nas manifesta&#231;&#245;es pelas Diretas, por &#128176;  outro a emiss

ora vinha sendo pressionada pelos militares a n&#227;o cobrir os eventos.&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;Woile Guimar&#227;es, ent&#227;o diretor dos telejornais de rede, &#128

176;  diz que ministros e generais ligavam para Roberto Marinho, amea&#231;ando 

at&#233; mesmo retirar a concess&#227;o para o funcionamento da emissora.[...&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;] &#128176;  Naquele momento, a press&#227;o dos militares sobre a Rede

 Globo atingiu o seu &#225;pice.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Naquele dia, chegou mesmo a adquirir a &#128176;  forma de intimida&#23

1;&#227;o pessoal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helic&#243;ptero do Ex&#233;rci

to sobrevoou de maneira amea&#231;adora a &#128176;  sede da emissora, no Rio de

 Janeiro, postando-se na altura da janela da sala do ent&#227;o vice-presidente 

executivo, Roberto Irineu &#128176;  Marinho.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;â�� Site &quot;Mem&#243;ria Globo&quot;[17]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 21 de janeiro de 2015, na s&#233;rie especial do Jornal Nacional sob

re os 50 anos do &#128176;  jornalismo da emissora, William Bonner relembrou o c

om&#237;cio de 25 de janeiro de 1984:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Essa reportagem provocou muita pol&#234;mica ao longo &#128176;  

de muitos anos porque, embora ela falasse do com&#237;cio das Diretas, o texto q

ue introduzia a reportagem, lido pelo apresentador &#128176;  na &#233;poca, n&#

227;o falava em com&#237;cio pelas Diretas.[...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] Isso a&#237; foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Glob

o &#128176;  de esconder as Diretas e, obviamente, depois de muitos anos tamb&#2

33;m, foi reconhecido como um erro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; â�� William Bonner[18]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1982, &#128176;  a Globo foi acusada de participa&#231;&#227;o no ch

amado caso Proconsult.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A empresa Proconsult, contratada pela Justi&#231;a Eleitoral para apura

r os votos &#128176;  das elei&#231;&#245;es para o governo do Rio de Janeiro, d

esenvolveu um sistema informatizado de apura&#231;&#227;o dos votos que apresent

ou resultados &#128176;  diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;O notici&#225;rio da TV Globo foi pautado pela divulga&#231;&#227;o ofi

cial divulgada pelo Proconsult.[19]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o &#128176;  jornalista H&#233;lio Fernandes, da Tribuna da Imp

rensa, a fraude s&#243; n&#227;o se concretizou devido &#224; participa&#231;&#2

27;o do delegado da Pol&#237;cia &#128176;  Civil Manoel Vidal, escalado para fi

scalizar a apura&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apura&#231;&#227;o tend

o, em seguida, &#128176;  contatado o tamb&#233;m delegado Arnaldo Campana, liga

do a Brizola.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] O candidato do PDT, censurado nos ve&#237;culos do Grupo Globo, co

ncedeu &#128176;  uma entrevista aos correspondentes estrangeiros explicando a s

itua&#231;&#227;o que ocorria.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do conglomerado foram &#1281

76;  hostilizados nas ruas do Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Por outro lado, a emissora respondeu que &quot;nunca contratou a P

roconsult&quot; e &quot;se &#128176;  baseava nos n&#250;meros de O Globo, respo

ns&#225;vel por uma totaliza&#231;&#227;o pr&#243;pria, realizada a partir dos m

apas oficiais apurados pelo TRE&quot;.[19]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante &#128176;  o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacion

alizar seu capital.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por isso, cedeu o controle acion&#225;rio da empresa ao &#128176;  grup

o Brasilinvest de M&#225;rio Garnero.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#192; &#233;poca da redemocratiza&#231;&#227;o, a NEC Brasil havia se 

tornado a maior fornecedora de equipamentos de &#128176;  telecomunica&#231;&#22

7;o para o governo brasileiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[21] Em 18 de mar&#231;o de 1985, o Banco Central, por meio de um decre

to do &#128176;  ent&#227;o ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, deu in&#23

7;cio &#224; liquida&#231;&#227;o do grupo de Garnero, acusado de falta de liqui

dez e &#128176;  de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do Brasil

invest.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O governo &#128176;  n&#227;o aceitava a contrata&#231;&#227;o de empre

sas controladas por um concordat&#225;rio,[23] o que teria levado o ent&#227;o m

inistro das Comunica&#231;&#245;es Ant&#244;nio &#128176;  Carlos Magalh&#227;es

 a suspender os contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;[24] Devido &#224; crise &#128176;  do grupo brasileiro, a NEC do Jap&#

227;o recomprou parte das a&#231;&#245;es da NEC Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em dezembro de 1986, 51% das a&#231;&#245;es &#128176;  foram vendidas 

para o Grupo Globo, enquanto Garnero passou a ter 25% do capital em a&#231;&#245

;es preferenciais, e a NEC, &#128176;  58% das a&#231;&#245;es no total (sendo 4) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -3792 Td (2% de a&#231;&#245;es preferenciais e 16% de a&#231;&#245;es ordin&#225;rias).&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;[25] Ap&#243;s as altera&#231;&#245;es acion&#225;rias, ACM &#128176;  

restabeleceu os contratos com a empresa, al&#233;m de iniciar novos contratos.[2

6]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 10 de novembro de 1986, a Rede Globo oficializou &#128176;  a n&#227

;o renova&#231;&#227;o do contrato de afilia&#231;&#227;o com a TV Aratu, {k0} e

nt&#227;o afiliada desde 1969, determinando que a emissora &#128176;  deixasse d

e transmitir {k0} programa&#231;&#227;o em 20 de janeiro de 1987, ap&#243;s o t&

#233;rmino da prorroga&#231;&#227;o do fim do contrato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[27] &#128176;  A rede j&#225; havia manifestado &#224; TV Aratu {k0} i

nten&#231;&#227;o de n&#227;o renovar o contrato em 24 de fevereiro daquele &#12

8176;  ano,[27] alegando insatisfa&#231;&#227;o existente desde 1984 por parte d

a Globo em rela&#231;&#227;o a problemas t&#233;cnicos e comerciais da ent&#227;

o afiliada &#128176;  baiana.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM J&#250;nio

r, e de seu genro, C&#233;sar Mata &#128176;  Pires, era originalmente afiliada 

&#224; Rede Manchete, rede concorrente da Globo de propriedade de Adolpho Bloch,

 e foi a escolhida &#128176;  para substituir a TV Aratu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Para tentar reverter a perda da afilia&#231;&#227;o, integrantes do gru

po pol&#237;tico do governador Waldir Pires (ao &#128176;  qual era ligada a TV ) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -4172 Td (Aratu) e advers&#225;rios de ACM levantaram suspeitas de que o ministro teria be

neficiado a Globo &#128176;  com o intuito de transformar a emissora de {k0} fam

&#237;lia em uma afiliada da rede carioca.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 13 de janeiro, o &#128176;  ent&#227;o deputado federal Lu&#237;s Vi

ana Neto (PMDB-BA), um dos acionistas da emissora, foi at&#233; Bras&#237;lia ao

 lado de outros 19 &#128176;  deputados para reclamar com o ent&#227;o president

e Jos&#233; Sarney a respeito da suposta interfer&#234;ncia de ACM nas comunica&

#231;&#245;es do estado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[29] &#128176;  Uma contenda judicial foi iniciada pelos propriet&#225;

rios da TV Aratu contra a Globo e a TV Bahia em 15 de &#128176;  janeiro, quando

 o juiz Luiz Fux, da 9.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#170; Vara C&#237;vel do Rio de Janeiro, concedeu &#224; emissora uma 

liminar que &#128176;  impedia a TV Bahia de alterar a afilia&#231;&#227;o.[30]&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio de um &#128176

;  mandado de seguran&#231;a no Tribunal de Justi&#231;a do Estado do Rio de Jan

eiro, assegurando a transmiss&#227;o da {k0} programa&#231;&#227;o pela &#128176

;  TV Bahia, que deu in&#237;cio &#224; nova afilia&#231;&#227;o assim que receb

eu a notifica&#231;&#227;o, &#224;s 17h58 daquele dia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[31] Pouco depois, Pedro &#128176;  Jack Kapeller, ent&#227;o diretor d

a Rede Manchete, afirmou que n&#227;o cabiam medidas judiciais a respeito da pos

i&#231;&#227;o da TV Bahia, &#128176;  pois &quot;tudo aconteceu rigorosamente d

entro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes&quot;.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;[32] Ap&#243;s v&#225;rias decis&#245;es judiciais, a disputa &#128176;

  terminou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu a favor da Globo, finalmente

 permitindo que a TV Bahia fosse &#128176;  a &#250;nica afiliada da rede na Bah

ia.[33]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A n&#227;o renova&#231;&#227;o do contrato de afilia&#231;&#227;o com a

 Globo ocasionou uma queda de &#128176;  80% na arrecada&#231;&#227;o da TV Arat

u.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da decis&#227;o at&#2

33; abril de 1996, quando &#128176;  os recursos judiciais esgotaram, e o proces

so confirmou o direito legal da Globo de transferir {k0} programa&#231;&#227;o p

ara a TV &#128176;  Bahia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Aratu, que na &#233;poca estava arrendada &#224; CNT, teve seu pr&

#233;dio leiloado por se recusar a arcar com &#128176;  os honor&#225;rios proce

ssuais.[35]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9

 de junho de 1992,[36] quando foi &#128176;  instalada na C&#226;mara dos Deputa

dos uma CPI para investigar o caso, requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-R) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -4912 Td (J) em maio de &#128176;  1987.&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[37] As den&#250;ncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto

 do relat&#243;rio, que foi aprovado por unanimidade em 17 &#128176;  de novembr

o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que &quot;se o go

vernador Ant&#244;nio Carlos tivesse agido de outra forma, &#128176;  teria comp

rometido irremediavelmente o sistema de telecomunica&#231;&#245;es do pa&#237;s 

e poderia estar respondendo hoje por omiss&#227;o&quot;, considerando, assim com

o a &#128176;  maioria dos membros da comiss&#227;o, que o ent&#227;o ministro h

avia suspenso os contratos com a NEC no intuito de evitar &#128176;  que Garnero

 utilizasse estes recursos para reverter a interven&#231;&#227;o do Banco Centra

l no Brasilinvest.[39]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A CPI concluiu que n&#227;o existiu irregularidade &#128176;  na transa

&#231;&#227;o, acusando M&#225;rio Garnero de mentir perante &#224; comiss&#227;

o ao afirmar que havia perdido dinheiro na venda e que &#128176;  empres&#225;ri

os da &#225;rea de telecomunica&#231;&#245;es teriam sofrido press&#227;o para q

ue n&#227;o negociassem a NEC Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[39] Na &#233;poca da transa&#231;&#227;o, ele &#128176;  havia recebid

o novas a&#231;&#245;es da empresa, cancelamento de d&#237;vidas, pagamento da c

oncordata preventiva da NEC e um adicional de 6 &#128176;  milh&#245;es.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, os empres&#225;rios citados por ele enviaram carta &#2

24; comiss&#227;o negando as supostas press&#245;es exercidas por pessoas ligada

s &#224; &#128176;  Globo.[39]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Com o fim das empresas do Grupo Telebr&#225;s, o Grupo Globo vendeu sua

s a&#231;&#245;es na NEC Brasil, que teve seu &#128176;  apogeu durante o monop&

#243;lio estatal das telecomunica&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empres

as telef&#244;nicas estatais optaram por &#128176;  manter seus parceiros ociden

tais na &#225;rea de tecnologia, e a NEC teve {k0} presen&#231;a no mercado redu

zida.[40]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 1989 e &#128176;  impeachment [ editar | editar c

&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora &#233; acusada de ter ajudado a eleger o candidato a preside

nte Fernando &#128176;  Collor de Mello (dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -5540 Td ( Alagoas)[41] nas elei&#231;&#245;es de 1989, atrav&#233;s da manipula&#231;&#22

7;o de &#128176;  trechos do &#250;ltimo debate entre Collor e o candidato petis

ta Luiz In&#225;cio Lula da Silva.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[42][43] Na &#233;poca do debate, j&#225; &#128176;  no segundo turno, 

as pesquisas apontavam um empate t&#233;cnico entre os dois candidatos; logo, o 

confronto na televis&#227;o seria decisivo &#128176;  para definir a disputa.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu pr&#243;prio

 partido.[43]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;De acordo com seus cr&#237;ticos, &#128176;  a TV Globo teria procurado

 isen&#231;&#227;o na cobertura do processo eleitoral, mas teria assumido um lad

o na reta final da &#128176;  disputa quando os candidatos estavam neste estado 

de empate t&#233;cnico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Os proponentes desta hip&#243;tese argumentam que foram exibidas d

uas reportagens &#128176;  sobre o debate no dia 15 de dezembro de 1989, antev&#

233;spera do segundo turno das elei&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Uma delas foi ao &#128176;  ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jorna

l Nacional, sendo essa a mais pol&#234;mica.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A primeira reportagem mostrou as melhores &#128176;  interven&#231;&#24

5;es de cada candidato e a segunda teria favorecido Collor, pois teria mostrado 

os melhores momentos dele e os piores &#128176;  de Lula.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20][42][43] O PT moveu uma a&#231;&#227;o no Supremo Tribunal Federal 

contra a Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O partido queria que novos trechos do &#128176;  debate fossem exibidos

, a t&#237;tulo de direito de resposta, mas o pedido foi negado.[42]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo sempre negou que agiu de &#128176;  m&#225;-f&#233; no epis&#24

3;dio, mas admite que a edi&#231;&#227;o n&#227;o foi equilibrada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo fez uma &#128176;  edi

&#231;&#227;o favor&#225;vel a Collor, n&#227;o seguindo a orienta&#231;&#227;o 

da dire&#231;&#227;o da empresa para que o tratamento fosse imparcial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] J&#225; Roberto &#128176;  Marinho, diante da declara&#231;&#227;o

 de Boni, afirmou que o ent&#227;o vice-presidente de opera&#231;&#245;es da Glo

bo n&#227;o entendia de elei&#231;&#245;es e &#128176;  que o Jornal Nacional ti

nha sintetizado de maneira correta o debate, visto que Collor havia se sa&#237;d

o melhor.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Em 2009, &#128176;  Collor admitiu que foi favorecido pela Globo n

a disputa.[44]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Grande parte da m&#237;dia apoiou abertamente a campanha de Collor &#22

4; presid&#234;ncia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No &#128176;  entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, 

doutor em Hist&#243;ria pela USP, por incapacidade de manter maioria no Congress

o &#128176;  e por entrar em confronto com uma parte expressiva do empresariado 

nacional, Collor acabou por influenciar por si s&#243; a &#128176;  mudan&#231;a

 de postura da imprensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A crise econ&#244;mica com a volta da infla&#231;&#227;o, o confisco da

 poupan&#231;a, e a intensa cobertura &#128176;  investigativa da imprensa ajuda

ram a impulsionar as manifesta&#231;&#245;es sociais que culminaram no impeachme

nt.[45][46][47]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Direito de resposta de Leonel Brizola [ editar &#128176;  | editar c&#2

43;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal 

Nacional ap&#243;s dois anos de disputa &#128176;  judicial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 15 de mar&#231;o de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal

 Nacional, o direito de resposta &#128176;  obtido pelo ent&#227;o governador do

 Rio de Janeiro, Leonel Brizola, ap&#243;s dois anos de disputa judicial.&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;[48] Brizola havia entrado na &#128176;  justi&#231;a pedindo direito d

e resposta em 1992, em fun&#231;&#227;o da mat&#233;ria ofensiva referente a uma

 carta que ele enviou ao &#128176;  ent&#227;o prefeito Marcello Alencar.[49]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia

 n&#227;o reconhecer na Globo &#128176;  &quot;autoridade em mat&#233;ria de lib

erdade de imprensa&quot; e que a emissora teve &quot;longa e cordial conviv&#234

;ncia com os regimes autorit&#225;rios &#128176;  e com a ditadura de 20 anos qu

e dominou nosso pa&#237;s&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Brizola dizia ter sido &quot;apontado como algu&#233;m de mente senil&q

uot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na &#128176;  sequ&#234;ncia, argumentava: &quot;Ora, tenho 70 anos, 16

 a menos que meu difamador, Roberto Marinho, que tem 86 anos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Se &#233; este &#128176;  o conceito que tem sobre os homens de cabelos

 brancos, que os use para si&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[50] Em um artigo de retrospectiva &#128176;  em 2009 acerca da emers&#

227;o do direito de resposta no ordenamento jur&#237;dico brasileiro, o portal O

bservat&#243;rio da Imprensa avaliou que &#128176;  &quot;(...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -6820 Td (&lt;p&gt;) esse c&#233;lebre epis&#243;dio foi uma esp&#233;cie de divisor de &#

225;guas no cap&#237;tulo da liberdade de imprensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Soou como uma senha &#128176;  para a multiplica&#231;&#227;o de a&#231

;&#245;es e para a escalada de condena&#231;&#245;es de jornais e jornalistas qu

e se seguiu&quot;.[49]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2006 &#128176;  [ editar | editar c&#243;digo-fon

te ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Houve v&#225;rias cr&#237;ticas &#224; forma como a Globo fez a cobertu

ra das elei&#231;&#245;es gerais de &#128176;  2006.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do ent&#227;o presid

ente Luiz In&#225;cio Lula da Silva &#224; reelei&#231;&#227;o,[53] dando aten&#

231;&#227;o &#128176;  exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Luiz Carlos Azenha, o rep&#243;rter destacado para cobrir a campanha pr

esidencial do candidato tucano &#128176;  Geraldo Alckmin, confirma que houve a 

inten&#231;&#227;o de prejudicar o PT na cobertura.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] Segundo ele, &quot;tinha sido determinado desde o &#128176;  Rio q

ue as reportagens de economia deveriam ser esquecidas porque supostamente poderi

am beneficiar a reelei&#231;&#227;o de Lula&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] Al&#233;m disso, Azenha &#128176;  afirma que uma reportagem de {k

0} autoria potencialmente danosa para o ent&#227;o candidato a governador de S&#

227;o Paulo, Jos&#233; Serra, &#128176;  foi censurada pela Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] As cr&#237;ticas &#224; forma como estava cobrindo as elei&#231;&#

245;es levaram a emissora a fazer, internamente, um &#128176;  frustrado abaixo-

assinado em apoio a {k0} linha editorial.[51][55]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O evento mais comentado pelos cr&#237;ticos foi quando, na v&#233;spera

 da vota&#231;&#227;o do &#128176;  primeiro turno, a TV Globo deu enorme destaq

ue &#224; imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto do Esc&#226;n

dalo &#128176;  do Dossi&#234;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[51][52] Hoje &#233; sabido que o delegado da PF que havia comandado a 

opera&#231;&#227;o convidou quatro jornalistas para uma &#128176;  conversa rese

rvada e repassou os CDs com as fotos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir os apelos &#12

8176;  do delegado para que as imagens fossem parar na edi&#231;&#227;o do Jorna

l Nacional do mesmo dia, 29 de setembro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[51][52] No &#128176;  caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noit

e em que exibiu as fotos, o telejornal se absteve de informar &#128176;  sobre a

 trag&#233;dia do Voo Gol 1907, em que morreram 154 pessoas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Assim, ao mesmo tempo em que a not&#237;cia j&#225; &#128176;  repercut

ia no mundo inteiro, a edi&#231;&#227;o ao vivo do jornal se dedicava somente a 

dar destaque &#224; divulga&#231;&#227;o do esc&#226;ndalo &#128176;  pol&#237;t

ico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Mem&#243;ri

a Globo, era &quot;imposs&#237;vel dar a not&#237;cia durante a exibi&#231;&#227

;o do &#128176;  jornal, j&#225; que n&#227;o havia informa&#231;&#245;es concre

tas sobre o acidente&quot;.[56]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; Os rumores de que um avi&#227;o da Gol n&#227;o pousara &#128176

;  no hor&#225;rio certo em Bras&#237;lia chegaram &#224; reda&#231;&#227;o do J

ornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal j&#225; estava &#128176; 

 no ar.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida fren&#233;tica para ver

ificar o que houve com o avi&#227;o, com exatid&#227;o, para &#128176;  que n&#2

27;o se criasse p&#226;nico na popula&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A primeira confirma&#231;&#227;o era de que, de fato, um avi&#227;o da 

Gol estava desaparecido &#128176;  desde as 18h10, mas a Infraero n&#227;o confi

rmava a rota nem o n&#250;mero do voo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Sem essas informa&#231;&#245;es, era imposs&#237;vel divulgar &#128176;

  uma informa&#231;&#227;o sobre o avi&#227;o desaparecido, sem provocar grande 

ang&#250;stia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;N&#227;o &#128176;  eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avi&

#245;es da Gol levantaram voo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cada um deles podia levar at&#233; &#128176;  144 passageiros; a ocupa&

#231;&#227;o m&#233;dia era de 80% dos assentos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 pessoas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;N&#227;o divulgar &#128176;  o n&#250;mero do voo ou a rota seria coloc

ar sob suspei&#231;&#227;o todos os 54 voos, um procedimento que um telejornal &

#128176;  l&#237;der de audi&#234;ncia, visto por milh&#245;es, n&#227;o pode fa

zer.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Enquanto esteve no ar, at&#233; as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum &

#128176;  outro telejornal de outra emissora, conseguiu esses dados.&quot;&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;Algumas semanas ap&#243;s o fim das elei&#231;&#245;es, Rodrigo Vianna,

 rep&#243;rter que estava se &#128176;  desligando da emissora, divulgou uma car

ta aberta onde critica v&#225;rias das posturas da emissora durante o per&#237;o

do eleitoral, dando {k0} &#128176;  vis&#227;o de como os processos se davam int

ernamente.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a dire&#231;&#227;o d

a emissora &#128176;  barrou reportagens e investiga&#231;&#245;es que envolvess

em o PSDB e o ent&#227;o candidato ao governo de S&#227;o Paulo, Jos&#233; Serra

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] Segundo &#128176;  ele, alguns jornalistas questionaram as op&#231

;&#245;es editoriais da Globo, mas n&#227;o receberam respostas convincentes de 

seus superiores.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] Logo ap&#243;s as &#128176;  elei&#231;&#245;es, Vianna foi afasta

do da cobertura pol&#237;tica e destacado para atuar nos jornais locais.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[53] O comentarista pol&#237;tico Franklin Martins, que &#128176;  mais

 tarde se tornaria Secret&#225;rio de Comunica&#231;&#227;o Social de Lula, tamb

&#233;m foi afastado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] Segundo Vianna, &quot;Do Bom dia Brasil ao &#128176;  Jornal da Gl

obo, temos um desfile de gente que est&#225; do mesmo lado&quot;.[53]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2010 [ editar | editar c&#243;digo-fonte &#128176

;  ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Jingle de anivers&#225;rio [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do ar, logo &#128176;  ap&#243

;s o primeiro dia de veicula&#231;&#227;o, a campanha de comemora&#231;&#227;o d

e anivers&#225;rio dos 45 anos da rede por ter sido &#128176;  acusada de estar 

fazendo campanha subliminar a Jos&#233; Serra, candidato a presidente pelo PSDB.

[58]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora afirma que o filme foi &#128176;  criado em novembro de 2009

, quando &quot;n&#227;o existiam nem candidaturas muito menos slogans, mas a TV 

Globo n&#227;o pretende dar &#128176;  pretexto para ser acusada de ser tendenci

osa e est&#225; suspendendo a veicula&#231;&#227;o do filme.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[58] O colunista Lu&#237;s Nassif, no entanto, &#128176;  contest

ou a justificativa da emissora,[59] afirmando que a campanha teria sido gravada 

em 14 de abril, tr&#234;s dias depois que &#128176;  Serra lan&#231;ou {k0} pr&#

233;-candidatura, apontando para isso not&#237;cias do pr&#243;prio portal da Gl

obo.com.[60]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Agress&#227;o a Jos&#233; Serra [ editar | editar &#128176;  c&#243;dig

o-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apon

tava que Jos&#233; Serra havia sido agredido com um &#128176;  rolo de fita por 

militantes petistas durante um ato da campanha no Rio de Janeiro, passando mal e

m seguida e &#128176;  dirigindo-se a um hospital onde foi examinado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem m&#233;dica

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Entretanto, uma reportagem do &#128176;  SBT mostrou que Serra havia si

do atingido por uma bolinha de papel, continuou caminhando at&#233; receber um t

elefonema, e ent&#227;o, &#128176;  20 minutos depois,[61] &#233; que levou a m&

#227;o &#224; cabe&#231;a para se queixar do &quot;golpe&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Serra teria, ent&#227;o, feito uma tomografia, &#128176;  mas n&#227;o 

foi encontrado nenhum ferimento.[61]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo publicou uma reportagem na &#128176;  qual revelava que Serra hav

ia sido atingido por um rolo de fita adesiva depois da bola de papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[62] No mesmo &#128176;  dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reporta

gem completa sobre o assunto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 22 de outubro, ambos Folha e O &#128176;  Estado de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro po

r uma bola de papel, e depois por &#128176;  um rolo de fita.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O SBT tamb&#233;m confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens

 da bolinha de papel eram &#128176;  anteriores ao ataque com o rolo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitula

da &quot;Pau na democracia&quot;, cuja &#128176;  possu&#237;a trechos na qual o

 jornalista F&#225;bio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita que fora j

ogado &#128176;  &#224; cabe&#231;a de Serra.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[64] O canal, por {k0} vez, respondeu que &quot;o telejornal SBT Brasil

 veiculado no dia do epis&#243;dio, &#128176;  quarta-feira 20, exibiu apenas as

 imagens captadas por nossas c&#226;meras, que registraram o incidente com a bol

inha de papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;At&#233; aquele &#128176;  momento n&#227;o t&#237;nhamos conhecimento 

de outro v&#237;deo captado por um jornalista da Folha de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo, por celular, que mostrava o &#128176;  epis&#243;dio posterior, 

em que um rolo de fita crepe atinge a cabe&#231;a do candidato Serra.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quando tomou conhecimento desse novo fato, &#128176;  o SBT tratou de r

egistr&#225;-lo no mesmo dia em seu telejornal da meia-noite.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No SBT Brasil do dia seguinte, quinta-feira, o &#128176;  apresentador 

Carlos Nascimento voltou ao assunto, ressaltando que o segundo incidente n&#227;

o fora captado pela equipe, mas frisou que o &#128176;  candidato Jos&#233; Serr

a fora atingido duas vezes em um intervalo de poucos minutos.&quot;[65]&quot; [.

..&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] n&#227;o houve, portanto, nenhuma disputa entre &#128176;  SBT e Glob

o sobre bolinha de papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em todo o epis&#243;dio, o m&#233;rito, a bem da verdade, foi da Folha 

de &#128176;  S.Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Foi o jornal quem noticiou primeiro a agress&#227;o a Serra com um rolo

 de fita adesiva.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Foi o jornal quem p&#244;s &#128176;  na internet um v&#237;deo do mome

nto da agress&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da F

olha.&quot;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#227;o de 2012 &#128176;  [ editar | editar c&#243;digo-font

e ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Houve v&#225;rias cr&#237;ticas &#224; forma como a TV Globo fez a cobe

rtura do julgamento do &#128176;  caso conhecido como Mensal&#227;o, que coincid

iu com as elei&#231;&#245;es municipais no Brasil em 2012.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No m&#234;s de outubro de 2012, &#224;s &#128176;  v&#233;speras do seg

undo turno das elei&#231;&#245;es municipais, o Jornal Nacional dedicou 18 dos s

eus 32 minutos de dura&#231;&#227;o para abordar &#128176;  o julgamento, tendo 

ainda como agravante o fato da mat&#233;ria ter ido ao ar imediatamente ap&#243;

s o fim do hor&#225;rio &#128176;  eleitoral, que, em S&#227;o Paulo, foi encerr

ado com o programa de Fernando Haddad, candidato do PT.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante todo o segundo turno &#128176;  o notici&#225;rio do mensal&#22

7;o foi apresentado pelo telejornal sempre logo ap&#243;s ao fim do hor&#225;rio

 eleitoral.[66]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Manifesta&#231;&#245;es de 2013 e impeachment &#128176;  de Dilma [ edi

tar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Manifestantes penduram ef&#237;gie do ex-juiz Sergio Moro, como &quot;t

raidor&quot;, em frente ao pr&#233;dio &#128176;  da 13&#170; Vara da Justi&#231

;a Federal em S&#227;o Paulo&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a s&#233;rie de manifesta&#231;&#245;es populares que ocorreram

 em v&#225;rias cidades brasileiras &#128176;  em 2013, protestos em frente &#22

4;s sedes da emissora aconteceram por todo o pa&#237;s.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A sede da empresa em S&#227;o Paulo &#128176;  teve estrume lan&#231;ad

o sobre a {k0} fachada, al&#233;m dos muros terem sido pichados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[67][68] No protesto na sede da emissora no &#128176;  Rio de Janeiro, 

os manifestantes entraram em confronto com a pol&#237;cia.[69]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em coment&#225;rio feito no dia 12 de junho, o cineasta &#128176;  e jo

rnalista Arnaldo Jabor, no Jornal da Globo, afirmou que a grande maioria dos man

ifestantes seria composta por jovens de &#128176;  classe m&#233;dia e que a man

ifesta&#231;&#227;o seria decorrente de ignor&#226;ncia pol&#237;tica e do est&#

237;mulo dos protestos na Turquia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em tom provocador, &#128176;  Jabor questionou por que n&#227;o lutam c

ontra a PEC 37 que, em {k0} opini&#227;o, seria um motivo mais leg&#237;timo.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Por fim, &#128176;  finaliza dizendo que os manifestantes talvez nem se

quer saibam o que &#233; a PEC 37 e que n&#227;o valham sequer &#128176;  os R$0

,20 do aumento das passagens.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[70] No dia 17, em {k0} se&#231;&#227;o na r&#225;dio CBN, se desculpou

 por suas declara&#231;&#245;es, &#128176;  afirmando que temia que a energia fo

sse gasta com uma reivindica&#231;&#227;o boba, mas que viu que o problema era m

uito &#128176;  maior.[71][72]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela 

revista CartaCapital de parcialidade.[73]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2022 [ editar &#128176;  | editar c&#243;digo-fon

te ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na elei&#231;&#227;o de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita

 de ter feito uma cobertura &#128176;  parcial contra o presidente Jair Bolsonar

o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora

 com os dizeres &quot;Globo &#128176;  Lixo&quot; em fevereiro de 2021.[76]&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bol

sonaro por interesses financeiros: &#128176;  &quot;&quot;O genro do Silvio Sant

os &#233; ministro do Bolsonaro, isso &#233; nepotismo? Acho que &#233;.(...&lt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10548 Td (/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10560 Td (&lt;p&gt;) e ver quantos caras a&#237; &#128176;  (no Globo) com parente que ess

es caras dessa Rede Globo que trabalham para senador, deputado, governo (..).&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Essa Globo, ela trabalha &#128176;  inteira para os governos que est&#2

27;o eleitos l&#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela trabalha 

direto &#128176;  pro governo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;S&#243; n&#227;o trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou

 o saco da Globo, mas ela trabalhou pra todos &#128176;  esses governos.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Ela vai pro lado que est&#225; ventando (..&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10740 Td (&lt;p&gt;) Agora que n&#227;o est&#225; trabalhando pro Bolsonaro desce o cacete

 no &#128176;  Bolsonaro, mas sempre trabalhou assim com governo, recebendo verb

a pra caramba.&quot;.[77]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de esconder a &#128176; 

 dela&#231;&#227;o de Marcos Val&#233;rio para apoiar a candidatura de Luiz In&#

225;cio da Silva: &quot;Ao contr&#225;rio da Globo, a Record mostra &#128176;  q

ue &#233; uma TV s&#233;ria e repercute dela&#231;&#227;o de Marcos Val&#233;rio

, onde ele detalha envolvimento de Lula com o assassinato &#128176;  do prefeito

 Celso Daniel e seus la&#231;os com o PCC&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[78] O presidente Jair Bolsonaro acusou o apresentador William Bonner d

e &#128176;  defender a inoc&#234;ncia do presidente Luiz In&#225;cio Lula da Si

lva: &quot;O William Bonner se postou como um jurista.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#39;O senhor n&#227;o &#128176;  deve mais nada &#224; Justi&#231;a&#3

9;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;P&#244;, o cara [Lula] foi condenado em tr&#234;s inst&#226;ncias por u

nanimidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Voc&#234; v&#234; v&#225;rios delatores devolvendo R$ &#128176;  6 bilh

&#245;es (...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -11052 Td (&lt;p&gt;) O Bonner, no meu entender, tem muita chance de ir para o Supremo Trib

unal Federal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Porque voc&#234; n&#227;o &#128176;  precisa sequer ser advogado.&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;Tem que ter conhecimento jur&#237;dico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E o Bonner demonstrou conhecimento jur&#237;dico, n&#233;&quot;.[79]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalistas da Rede Globo foram hostilizados por &#128176;  apoiadores 

do presidente Jair Bolsonaro durante a cobertura do Dia da Padroeira em Aparecid

a (S&#227;o Paulo).&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[80] Outra equipe da Globo &#128176;  que cobria um ato de campanha de 

Bolsonaro foi hostilizada no Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[81] &#192; quatro dias do segundo turno, &#128176;  um editorial do Jo

rnal da Globo acusou a campanha do presidente Jair Bolsonaro de &quot;apostar na

 confus&#227;o&quot;.[82]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Um v&#237;deo que mostra &#128176;  jornalistas da TV Globo comemorando

 o resultado da elei&#231;&#227;o presidencial vencida por Luiz In&#225;cio Lula

 da Silva viralizou nas redes &#128176;  sociais.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora emitiu um comunicado em que &quot;lamentou&quot; a atitude d

e um pequeno grupo que se esqueceu dos princ&#237;pios editoriais &#128176;  da 

empresa.[83]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Censura imposta &#224; TV Globo [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Em novembro de 2018, a divis&#227;o de homic&#237;dios da &#128176;  Po

l&#237;cia Civil do Brasil e o Minist&#233;rio P&#250;blico do Rio de Janeiro en

traram com processo judicial pedindo que a TV &#128176;  Globo fosse proibida de

 divulgar qualquer informa&#231;&#227;o do inqu&#233;rito policial que apura o a

ssassinato da vereadora Marielle Franco e do &#128176;  motorista Anderson Gomes

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Gustavo Gomes Kalil, que &#233; o juiz da quarta vara criminal do Rio d

e Janeiro aceitou o pedido, &#128176;  argumentando que a TV Globo vazava conte&

#250;do dos autos de forma &quot;prejudicial&quot;, expondo dados das investiga&

#231;&#245;es e das testemunhas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[84] Por&#233;m, &#128176;  os dados at&#233; ent&#227;o divulgados pel

a TV Globo foram reportados sem exp&#244;r informa&#231;&#245;es pessoais, com a

lguns sendo apresentados de forma &#128176;  an&#244;nima.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo disse que a decis&#227;o judicial foi excessiva e que fere g

ravemente a liberdade de imprensa.[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Associa&#231;&#227;o Brasileira &#128176;  de Jornalismo Investigativ

o (Abraji) divulgou uma nota:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Abraji considera que a decis&#227;o do juiz viola o direito dos brasi

leiros &#224; &#128176;  livre circula&#231;&#227;o de informa&#231;&#245;es de 

interesse p&#250;blico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A imposi&#231;&#227;o de censura &#233; uma afronta &#224; Constitui&#2

31;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A liberdade de imprensa, fundamental para &#128176;  a democracia, deve

ria ser resguardada por todas as inst&#226;ncias do Poder Judici&#225;rio, mas &

#233; frequentemente ignorada por ju&#237;zes que, meses &#128176;  ou anos depo

is, s&#227;o desautorizados por tribunais superiores.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Nesse meio tempo, o direito dos cidad&#227;os de serem informados fica 

suspenso, o &#128176;  que gera preju&#237;zos irrepar&#225;veis para a sociedad

e.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O caso em quest&#227;o &#233; um exemplo dessa pr&#225;tica absurda, qu

e precisa acabar.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cabe ao &#128176;  Poder Judici&#225;rio preservar direitos constitucio

nais, n&#227;o atac&#225;-los.&quot; [ 86 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalista Glenn Greenwald, um dos editores do site The Intercept.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;Em entrevista &#128176;  para a Ag&#234;ncia P&#250;blica, ap&#243;s as

 primeiras revela&#231;&#245;es do The Intercept sobre as a&#231;&#245;es do ex-

juiz Sergio Moro na Lava &#128176;  Jato, Glenn Greenwald falou que a TV Globo e

 a &quot;grande m&#237;dia&quot;, com exce&#231;&#227;o do jornal Folha de S.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo e &#128176;  jornalistas independentes, trabalharam com a Lava Ja

to &quot;publicando o que a for&#231;a-tarefa queria que eles publicassem.&quot;

[87]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Quando voc&#234; denuncia a&#231;&#245;es de &#128176;  corruptos

 ou trata de problemas sobre o governo, ele sempre tenta distrair falando soment

e sobre quem revelou essa corrup&#231;&#227;o, quem &#128176;  divulgou esses cr

imes para criminalizar pessoas, jornalistas ou fontes que revelaram o material.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Essa estrat&#233;gia, n&#227;o dos jornalistas, &#233; o que &#128176; 

 a Globo est&#225; usando.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Porque a Globo e a for&#231;a-tarefa da Lava Jato s&#227;o parceiras.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;E os documentos mostram isso, n&#233;? N&#227;o &#128176;  &#233; s&#24

3; eu que estou falando isso por causa da Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Os documentos mostram como Moro e Deltan est&#227;o trabalhando juntos 

&#128176;  com a Globo e n&#243;s vamos reportar, ent&#227;o eu sei disso j&#225

; e a reportagem est&#225; mostrando.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas o resto da &#128176;  grande m&#237;dia est&#225; tratando a hist&#

243;ria com a gravidade que merece.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#201; imposs&#237;vel para todo mundo que est&#225; lendo esse materia

l &#128176;  defender o que Moro fez.Imposs&#237;vel! [...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a for&#2

31;a-tarefa da &#128176;  Lava Jato aliada, amiga, parceira, s&#243;cia.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Assim como a for&#231;a-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; Glenn Greenwald &#128176;  [ 87 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora rebateu as cr&#237;ticas de Greenwald em nota, ao dizer que 

Gleen de fato havia entrado em &#128176;  contato com eles para propor uma nova 

parceria jornal&#237;stica, por conta do trabalho que havia sido feito sobre as 

revela&#231;&#245;es &#128176;  da vigil&#226;ncia global de Edward Snowden.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo afirmou que, apesar de ter oferecido o material, o jornalista n

&#227;o quis disponibilizar &#128176;  informa&#231;&#245;es sobre o conte&#250;

do das revela&#231;&#245;es e sobre a origem dos dados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por conta disto, a emissora teria recusado a oferta.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na &#128176;  sexta, dia 7 de junho, Greenwald mandou um email afirmand

o que n&#227;o recebeu nenhuma resposta da Globo e que devia &#128176;  supor qu

e a emissora n&#227;o estava interessada em reportar este material.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;N&#227;o houve contatos posteriores entre as partes.[88]&quot;[...&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;] causam indigna&#231;&#227;o e &#128176;  revolta os ataques que ele d

esfere contra a Globo na entrevista publicada na Ag&#234;ncia P&#250;blica.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;Se a avalia&#231;&#227;o dele em rela&#231;&#227;o &#128176;  ao jornal

ismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos &#250;ltimos cinco anos &#233; esta

 exposta na entrevista, por que &#128176;  insistiu tanto para repetir &quot;uma

 parceria vitoriosa&quot; e ser tema de um dos programas de maior prest&#237;gio

 da emissora? A &#128176;  Globo cobriu a Lava-Jato com corre&#231;&#227;o e obj

etividade, relatando seus desdobramentos em outras inst&#226;ncias, abrindo semp

re espa&#231;o para a defesa &#128176;  dos acusados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O comportamento de Greenwald nos epis&#243;dios aqui narrados permite a

o p&#250;blico julgar o car&#225;ter dele.&quot; Rede Globo [ 88 &#128176;  ]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Ricardo Kotscho, escrevendo para o Observat&#243;rio da Imprensa, criti

cou a cobertura jornal&#237;stica do SBT, TV Globo e RecordTV dada aos &#128176;

  fatos em rela&#231;&#227;o aos hackers e ao The Intercept:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[ 89 ] &quot;&#201; isso que est&#225; acontecendo no Brasil bolsonaria

no, com &#128176;  essa hist&#243;ria rocambolesca dos hackers fajutos de Araraq

uara, para esconder o que j&#225; foi apurado e denunciado pelo The Intercept &#

128176;  e outros ve&#237;culos sobre o modus operandi do ex-juiz Sergio Moro e 

seus procuradores amestrados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas essa blindagem s&#243; &#233; poss&#237;vel &#128176;  porque as tr

&#234;s grandes redes de TV do pa&#237;s formaram uma rede de prote&#231;&#227;o

 que esconde o mais importante â�� &#128176;  o conte&#250;do t&#243;xico dos di&#

225;logos de Moro com os procuradores da Lava Jato â�� para noticiar &#224; exaust

&#227;o o modus &#128176;  operandi dos hackers tabajaras.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Globo, Record e SBT deixaram o jornalismo de lado para formar uma rede 

nacional com notici&#225;rio &#250;nico, &#128176;  pautado somente por seus int

eresses comerciais e pol&#237;ticos, assim como fizeram durante a &#250;ltima ca

mpanha presidencial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;(.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13376 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13388 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13400 Td (&lt;p&gt;) J&#225; a Globo, como &#128176;  de costume, &#233; mais sofisticada,

 mais sinuosa, d&#225; um ar de seriedade ol&#237;mpica aos Bonners do JN e n&#2

27;o perde &#128176;  a chance de publicar editoriais sobre a {k0} &#39;isen&#23

1;&#227;o e imparcialidade&#39;, como se todo mundo fosse idiota.&quot;&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Rela&#231;&#245;es com o prefeito &#128176;  Marcello Crivella [ editar

 | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em abril de 2019, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella se &#12

8176;  recusou a responder uma jornalista e a empurrou.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ele foi questionado sobre o fim das interdi&#231;&#245;es que ocorria n

o Rio de &#128176;  Janeiro ap&#243;s um temporal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Marcelo Crivella acusou a rep&#243;rter que trabalha na TV Globo de &qu

ot;fazer campanha contra o Rio de &#128176;  Janeiro&quot;.[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s insist&#234;ncia da rep&#243;rter atr&#225;s da informa&#231;

&#227;o, Crivella virou-se de costas para a rep&#243;rter e a empurrou para afas

tar o &#128176;  microfone: &quot;N&#227;o, n&#227;o quero falar com voc&#234;s&

quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Crivella acusou a TV Globo de fazer &quot;chantagem&quot; e &quot;campa

nha pol&#237;tica&quot; por mostrar os &#128176;  problemas da cidade do Rio de 

Janeiro: &quot;o que a Globo quer &#233; dinheiro em {k0} propaganda.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O que ela quer &#128176;  &#233; que a gente fa&#231;a uma festa no Car

naval e ela possa vender 240 milh&#245;es de reais com a prefeitura &#128176;  p

agando todo o Carnaval.&quot;[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Associa&#231;&#227;o Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) 

divulgou uma nota:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[Crivella estava em] ato n&#227;o condizente com os &#128176;  pr

inc&#237;pios constitucionais da transpar&#234;ncia na administra&#231;&#227;o p

&#250;blica e da garantia do acesso a informa&#231;&#245;es p&#250;blicas (.&lt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13888 Td (/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13900 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13912 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13924 Td (&lt;p&gt;) A Abraji considera a &#128176;  atitude do prefeito diante dos questi

onamentos de Larissa Schmidt incompat&#237;vel com seu cargo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Agentes p&#250;blicos t&#234;m o dever de fornecer informa&#231;&#245;e

s &#128176;  sobre suas atividades e de respeitar o trabalho dos jornalistas de 

levar tais informa&#231;&#245;es ao p&#250;blico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Discriminar meios de comunica&#231;&#227;o &#233; &#128176;  antidemocr

&#225;tico e fere a liberdade de imprensa.[ 85 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 16 de dezembro de 2019, a ju&#237;za Alessandra Cristina Tufvess

on, &#128176;  da 8.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#170; Vara de Fazenda P&#250;blica do Tribunal de Justi&#231;a do Esta

do do Rio de Janeiro, concede liminar &#224; TV &#128176;  Globo e a outros ve&#

237;culos do Grupo Globo que permite o acesso de suas equipes de jornalismo a ev

entos e &#128176;  entrevistas coletivas organizados pela Prefeitura do Rio de J

aneiro, ap&#243;s o prefeito do munic&#237;pio, Marcelo Crivella, cortar rela&#2

31;&#245;es com os &#128176;  ve&#237;culos e ordenar que os mesmos fossem barra

dos pelas equipes de seguran&#231;a, como rea&#231;&#227;o a den&#250;ncias de c

orrup&#231;&#227;o envolvendo o &#128176;  prefeito em mat&#233;ria publicada pe

lo jornal O Globo em 2 de dezembro.[90]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1995 a TV Globo colocou ao ar a &#128176;  miniss&#233;rie Decad&#23

4;ncia de Dias Gomes inspirada nas palavras do empres&#225;rio e televangelista 

Edir Macedo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na opini&#227;o de Edir essa miniss&#233;rie foi &#128176;  um ataque d

ireto aos valores dos protestantes.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[92] Em 2009 o programa protestante Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Un

iversal &#128176;  do Reino de Deus, exibido na RecordTV, mostrou imagens de tem

plos em v&#225;rias capitais do Brasil, lotados para uma vig&#237;lia &#128176; 

 nomeada de &quot;Protesto Contra a TV Globo&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Transmiss&#245;es ao vivo mostraram testemunhos de pessoas que diziam n

unca mais sintonizar a Globo.[93]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante &#128176;  a campanha das elei&#231;&#245;es municipais do Rio 

de Janeiro de 2016, Marcelo Crivella classificou a TV Globo como &quot;inimiga j

urada&quot; &#128176;  de {k0} campanha e disse que &quot;Roberto (Marinho), l&#

225; do c&#233;u, deve estar triste&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[94] e se negou a participar de &#128176;  sabatinas no RJTV, alegando 

que a emissora fora respons&#225;vel por uma &quot;cobertura manipuladora e tend

enciosa&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[95] O candidato entrou ainda com &#128176;  uma representa&#231;&#227;

o contra a emissora no Tribunal Regional Eleitoral.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, seus pedidos por direito de resposta foram rejeitados pelo 

tribunal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[96] &#128176;  Ap&#243;s as elei&#231;&#245;es, o Fala Que Eu Te Escut

o alegou que Crivella &quot;foi alvo de uma intensa campanha negativa da &#12817

6;  m&#237;dia, principalmente no segundo turno&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O programa listou a TV Globo e o jornal O Globo como alguns dos ve&#237

;culos de &#128176;  m&#237;dias mais &quot;agressivos&quot;.[97]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Outras igrejas evang&#233;licas [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2014, um quadro do programa humor&#237;stico Zorra Total, intitulado

 &#128176;  &quot;Igreja Admilsista do S&#233;timo D&#237;gito&quot;, mostrou um

 falso pastor que fez uma sess&#227;o de descarrego onde induzia os fi&#233;is a

 &#128176;  pagarem d&#237;zimos mais altos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como 

blasf&#234;mia e desrespeito contra &#128176;  os adventistas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Usaram dezenas de vezes as palavras &#39;aleluia&#39; e &#39;gl&#

243;ria&#39;, em meio ao puro deboche, pronunciadas por personagens rid&#237;cul

os&quot;, disse &#128176;  o acad&#234;mico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em defesa, a emissora afirmou que o personagem &#233; ficcional e nega 

ter preconceito com a igreja evang&#233;lica.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Zorra Total &#128176;  &#233; um programa humor&#237;stico, que n

&#227;o tem outro objetivo sen&#227;o o de entreter e divertir, sem compromisso 

com a realidade, &#128176;  como registramos ao final de cada epis&#243;dio.[98]

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2015, o programa T&#225; no Ar: a TV na TV mostrou a &quot;Galinha &

#128176;  Convertidinha&quot;, vers&#227;o satirizada do personagem infantil Gal

inha Pintadinha, o que suscitou cr&#237;ticas entre evang&#233;licos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[99] Tamb&#233;m foi feita a vers&#227;o &quot;Galinha &#128176;  Mu&#2

31;ulmana Pintadinha&quot;.[100]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Transmiss&#227;o de eventos esportivos [ editar | editar c&#243;digo-fo

nte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Acho que a CBF n&#227;o tem uma interfer&#234;ncia dentro do &#128176; 

 futebol t&#227;o grande.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A CBF cuida apenas da Sele&#231;&#227;o Brasileira.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quem realmente cuida do futebol brasileiro &#233; a Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A gente sabe que &#128176;  a Globo trabalha na depend&#234;ncia da nov

ela.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A gente brinca aqui no Coritiba que os jogos de quarta-feira s&#243; ro

lam depois &#128176;  do &#250;ltimo beijo da novela.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;- Alex, jogador do Coritiba[101]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo &#233; frequentemente acusada de deter o monop&#243;lio das 

transmiss&#245;es &#128176;  esportivas, principalmente do Campeonato Brasileiro

 de Futebol.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Rede Record acusou a emissora de manter a divis&#227;o da transmiss&#

227;o do campeonato &#128176;  brasileiro apenas com a Rede Bandeirantes por ela

 n&#227;o concorrer em termos de audi&#234;ncia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] A parceria com a Bandeirantes chegou &#128176;  ao fim em 2016 qu

ando a Band anunciou {k0} sa&#237;da em fun&#231;&#227;o da crise econ&#244;mica

 de 2014.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em um comunicado, a &#128176;  emissora divulgou que &quot;Durante as &

#250;ltimas dez temporadas, Band e Globo caminharam lado a lado na exibi&#231;&#

227;o do Campeonato Brasileiro &#128176;  de Futebol da S&#233;rie A, com m&#250

;tuos benef&#237;cios e em perfeita sintonia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Contudo, em que pese o enorme esfor&#231;o de ambas &#128176;  as empre

sas para viabilizarem a continuidade da exposi&#231;&#227;o conjunta dessa compe

ti&#231;&#227;o, o agravamento da crise econ&#244;mica impediu a Band de &#12817

6;  prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016.&quot;[103]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 20 de outubro de 2010, depois de 10 anos de tentativas, &#128176;  o

 Conselho Administrativo de Defesa Econ&#244;mica (CADE) emitiu orienta&#231;&#2

27;o ao Clube dos 13 (grupo que re&#250;ne 20 grandes times do &#128176;  futebo) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -15624 Td (l brasileiro, mas &#233; chamado Clube dos 13) para que os direitos de transmiss

&#227;o do Campeonato Brasileiro fossem dados a &#128176;  partir de um leil&#22

7;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[104] Apesar disso, o Clube dos 13 desrespeitou a orienta&#231;&#227;o 

do CADE e firmou contrato com a &#128176;  TV Globo para todas as m&#237;dias.[1

05][105]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo mat&#233;ria do Esporte Fant&#225;stico da Rede Record, exibida

 em 17 de agosto de 2013, &#128176;  a Globo seria a principal respons&#225;vel 

pelo baixo p&#250;blico presente nas partidas do Campeonato Brasileiro de Futebo

l daquele ano.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] Segundo &#128176;  a reportagem, a pr&#225;tica da emissora cario

ca de for&#231;ar a exibi&#231;&#227;o das partidas ap&#243;s o final da novela 

das nove, &#128176;  com in&#237;cio por volta das 22 horas, inibe a presen&#231

;a do p&#250;blico nos est&#225;dios.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] A Record conseguiu adquirir os direitos &#128176;  de transmiss&#

227;o de eventos esportivos como Olimp&#237;adas de Inverno de 2010, Jogos Pan-a

mericanos de 2011, Olimp&#237;adas de 2012, Olimp&#237;adas de &#128176;  Invern

o de 2014, Jogos Pan-americanos de 2015 e Olimp&#237;adas de 2016 (essa &#250;lt) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -15952 Td (ima em parceria com a Globo e a &#128176;  Band).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;Apesar disso, a Globo manteve o direito de transmiss&#227;o da Copa do 

Mundo FIFA de 2018 e de 2022, num &#128176;  processo de concorr&#234;ncia criti

cado pela Record por {k0} &quot;falta de transpar&#234;ncia&quot;.[106]&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Em dezembro de 2015, o Grupo Globo assinou parceria com &#128176;  o Co

mit&#234; Ol&#237;mpico Brasileiro, que assegura a exclusividade de transmiss&#2

27;o em TV aberta para o Brasil dos Jogos Ol&#237;mpicos entre &#128176;  as edi

&#231;&#245;es de 2020 e 2032.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O acordo abrange tamb&#233;m os Jogos Ol&#237;mpicos de Inverno de Pyeo

ngchang, em 2018, e em &#128176;  Pequim, em 2022, al&#233;m de todos eventos do

 COI at&#233; 2032 ainda sem sedes definidas.[107]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalistas holandeses do jornal di&#225;rio, Trouw, &#128176;  demonst

raram que a TV Globo foi mencionada no Panama Papers &quot;v&#225;rias vezes&quo

t; em uma investiga&#231;&#227;o de lavagem de dinheiro do &#128176;  banco De N

ederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas &quot;transa&#2

31;&#245;es financeiras irregulares&quot; usando para&#237;sos fiscais, supostam

ente com &#128176;  a finalidade de pagar os direitos de transmiss&#227;o da Cop

a Libertadores.[108]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Eu quero pedir desculpas ao Sid&#227;o por essa ironia de &#128176;  ma

u gosto com esse trof&#233;u rid&#237;culo, o Sid&#227;o &#233; um trabalhador h

onesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo! &#128176;  - Casagrande, c

omentarista esportivo da Rede Globo&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 12 de maio de 2019, o goleiro Sid&#227;o foi exposto de maneira vexa

t&#243;ria &#128176;  ao vivo durante a transmiss&#227;o de uma partida do Campe

onato Brasileiro, ap&#243;s a derrota do time que defendia, nesse caso &#128176;

  o Vasco contra a equipe do Santos, por 3 a 0.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O atleta, na ocasi&#227;o, havia cometido falhas grotescas durante a &#

128176;  partida, principalmente nos lances que resultaram nos dois primeiros go

ls da equipe paulista.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Sid&#227;o foi escolhido como Craque do Jogo, uma &#128176;  vota&#231;

&#227;o popular feita para determinar o melhor jogador da partida pelos internau

tas no portal GloboEsporte.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;com, que naquele dia implantou mudan&#231;as &#128176;  no m&#233;todo 

de vota&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;De acordo com o portal UOL, a escolha de jogadores para a vota&#231;&#2

27;o era filtrada pela emissora, &#128176;  o que n&#227;o ocorreu na partida oc

orrida no dia 12 de maio.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A pedido do departamento comercial, as op&#231;&#245;es de jogadores &#

128176;  foram expandidas na tentativa de vender um projeto parecido com o da Bu

dweiser na Copa do Mundo da R&#250;ssia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Apesar de &#128176;  poss&#237;veis problemas, a equipe da emissora dec

idiu seguir o protocolo e entregou o trof&#233;u ao jogador, de maneira constran

gedora, quanto &#128176;  para o goleiro, quanto para a rep&#243;rter Julia Guim

ar&#227;es no gramado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a partida, uma campanha virtual foi realizada por torcedores &#

128176;  via redes sociais, que escolheram propositalmente o jogador para ganhar

 o t&#237;tulo.[109][110]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s o final da partida, in&#250;meras cr&#237;ticas surgiram por 

&#128176;  parte de jogadores, comentaristas (principalmente de Walter Casagrand) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -16840 Td (e em seu Instagram, que chamou o trof&#233;u de &quot;rid&#237;culo&quot;)[111] 

e outros profissionais &#128176;  do esporte, que viram a atitude da Globo como 

&quot;desrespeitosa&quot; &#224; honra do jogador.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[112][113] O Grupo Globo emitiu um pedido &#128176;  de desculpas em um

 de seus portais e comunicou que o m&#233;todo de vota&#231;&#227;o do pr&#234;m

io ser&#225; alterado, mas que &#128176;  manter&#225; a vota&#231;&#227;o popul

ar.[114]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Acusa&#231;&#245;es de fraudes [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi notificado 776 &#128176;  vezes p

or sonega&#231;&#227;o fiscal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[115] Em uma destas lavagens de dinheiro nos Estados Unidos foi deposit

ado 1,6 bilh&#227;o atrav&#233;s do Banestado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[116] &#128176;  A maior parte das autua&#231;&#245;es envolve a apreen

s&#227;o de equipamentos, sem o recolhimento de impostos, no Aeroporto do Gale&#

227;o, no &#128176;  Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[115] Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude cont&#225;bil 

ao negociar um perd&#227;o de 158 milh&#245;es de &#128176;  reais em d&#237;vid

as com o banco JP Morgan em 2005.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] A emissora, multada em 730 milh&#245;es de reais, contesta a &#1281

76;  cobran&#231;a, mas foi derrotada em uma das inst&#226;ncias do Minist&#233;

rio da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, em setembro &#128

176;  de 2013.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao us

ar um para&#237;so fiscal para comprar os direitos &#128176;  de transmiss&#227;

o da Copa do Mundo FIFA de 2002.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s o t&#233;rmino das investiga&#231;&#245;es, em outubro de 200

6, a Receita Federal &#128176;  quis cobrar multa de 615 milh&#245;es de reais d

a emissora.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, semanas depois o processo desapareceu da sede da Receita &#

128176;  no Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em janeiro de 2013, a funcion&#225;ria da Receita, Cristina Maris Meini

ck Ribeiro, foi condenada pela Justi&#231;a a &#128176;  quatro anos de pris&#22

7;o como respons&#225;vel pelo sumi&#231;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No processo, ela afirmou ter agido por livre e espont&#226;nea vontade.

[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Um documento datado &#128176;  de 15 de setembro de 2006, liberado pelo

 site WikiLeaks em 2013, cita que a TV Globo repassou &#224; UNESCO &#128176;  a

penas 10% do valor arrecadado desde 1986 com a campanha (&#224; &#233;poca 94,8 ) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -17516 Td (milh&#245;es de reais).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[117][118] Numa nota ao portal &#128176;  R7, a emissora respondeu: &qu

ot;A Globo desconhece os documentos citados.(...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -17560 Td (&lt;p&gt;) [No] acordo, n&#227;o existe qualquer cl&#225;usula prevendo pagament

o de taxa &#128176;  de administra&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Todos os custos referentes &#224; gest&#227;o e administra&#231;&#227;o

 do fundo Crian&#231;a Esperan&#231;a, a cargo da Unesco, s&#227;o integralmente

 pagos &#128176;  pela TV Globo com recursos pr&#243;prios.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[119] Em 2011, a UNESCO divulgou comunicado em que esclarecia os 

boatos sobre a suposta &#128176;  sonega&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o &#243;rg&#227;o, &quot;por se tratar de uma ag&#234;ncia das 

Na&#231;&#245;es Unidas, doa&#231;&#245;es para a Unesco n&#227;o s&#227;o dedut

&#237;veis no &#128176;  Imposto de Renda, que veta supress&#227;o de contribui&

#231;&#245;es feitas a organismos internacionais.[120]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2016, jornalistas holandeses do jornal di&#225;rio, Trouw, demonstra

ram &#128176;  que a TV Globo foi mencionada &quot;v&#225;rias vezes&quot; em um

a investiga&#231;&#227;o de lavagem de dinheiro do banco De Nederlandsche, que &

#128176;  divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas &quot;transa&#231;&#245

;es financeiras irregulares&quot; usando para&#237;sos fiscais, supostamente com

 a finalidade de pagar &#128176;  os direitos de transmiss&#227;o da Copa Libert

adores.[108]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Beyond Citizen Kane [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Chico Buarque participou de Beyond Citizen &#128176;  Kane, concedendo 

um depoimento para a equipe de produ&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1993, o Channel Four, uma grande cadeia de TV brit&#226;nica, exibiu

 &#128176;  um filme, criado por Simon Hartog e intitulado Beyond Citizen Kane, 

que conta a hist&#243;ria da Rede Globo de Televis&#227;o &#128176;  e suas &quo

t;a&#231;&#245;es sombrias&quot; no pa&#237;s at&#233; o ano de 1990.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[121][122] O document&#225;rio foi proibido no Brasil desde 1994, gra&#

231;as &#128176;  a uma a&#231;&#227;o judicial movida por Roberto Marinho.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;Existem poucas c&#243;pias em circula&#231;&#227;o no Brasil, al&#233;m

 de vers&#245;es piratas circulando pela &#128176;  internet, como no YouTube.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;[122] O filme conta com a participa&#231;&#227;o de alguns artistas e p

ol&#237;ticos, como Luiz In&#225;cio Lula da &#128176;  Silva, Chico Buarque, Le

onel Brizola e Washington Olivetto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O document&#225;rio jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e 

a exibi&#231;&#227;o que &#128176;  ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de

 Janeiro foi proibida pelo ent&#227;o presidente da Rep&#250;blica, Itamar Franc

o.[122]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No pa&#237;s, &#128176;  o document&#225;rio recebeu o t&#237;tulo de M

uito Al&#233;m do Cidad&#227;o Kane.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O t&#237;tulo teve origem no personagem Charles Foster Kane, criado &#1

28176;  em 1941 por Orson Welles para o filme Citizen Kane, que por {k0} vez, tr

atava-se de um drama de fic&#231;&#227;o &#128176;  baseado na trajet&#243;ria d

e William Randolph Hearst, magnata da comunica&#231;&#227;o nos Estados Unidos.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o document&#225;rio, a Globo empregaria a mesma &#128176;  mani

pula&#231;&#227;o de not&#237;cias para influenciar a opini&#227;o p&#250;blica 

como fazia Kane no filme.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[122] De acordo com mat&#233;ria veiculada na Folha &#128176;  Online e

m 28 de agosto de 2009, a produtora que montou a filmagem &#233; independente e 

a televis&#227;o p&#250;blica brit&#226;nica &#128176;  n&#227;o teve qualquer r

ela&#231;&#227;o com seu desenvolvimento.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;J&#225; a Record sustenta que a BBC, outra emissora p&#250;blica do Rei

no Unido, estaria &#128176;  relacionada com {k0} produ&#231;&#227;o.[123]&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;O document&#225;rio &#233; dividido em 4 partes:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na primeira parte &#233; mostrada a rela&#231;&#227;o entre a TV Globo 

&#128176;  e o per&#237;odo militar, em que se veem fatos sociais que ocorreram 

no pa&#237;s em decorr&#234;ncia do governo;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na segunda parte &#128176;  apresenta-se o acordo firmado entre a Globo

 e o grupo Time-Life; [ 123 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na terceira parte evidencia-se o poder do &#128176;  propriet&#225;rio 

da emissora, Roberto Marinho.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mostra-se tamb&#233;m o suposto apoio da mesma &#224; sa&#237;da dos mi

litares do poder, na figura do &#128176;  candidato &#224; presid&#234;ncia da R

ep&#250;blica Tancredo Neves; [ 124 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do &#128176; 

 filme, mostram-se &#224;s claras &quot;os envolvimentos ilegais e mecanismos ma

nipulativos utilizados pelo o Grupo Globo em suas obscuras parcerias para &#1281

76;  com o poder em Bras&#237;lia&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Contudo, o document&#225;rio n&#227;o apresenta fontes prim&#225;rias, 

apenas entrevistas.[ 122 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo tentou comprar os direitos &#128176;  de exibi&#231;&#227;o do 

filme.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[123] Entretanto, antes de morrer, Hartog formou um acordo com organiza

&#231;&#245;es brasileiras para que os direitos de &#128176;  exibi&#231;&#227;o

 do document&#225;rio n&#227;o ca&#237;ssem nas m&#227;os da emissora, a fim de 

que este pudesse ser amplamente conhecido tanto por &#128176;  organiza&#231;&#2

45;es pol&#237;ticas quanto culturais.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O canal perdeu o interesse em comprar o filme quando os advogados da em

issora descobriram tal acordo, &#128176;  mas at&#233; hoje uma decis&#227;o jud

icial pro&#237;be a exibi&#231;&#227;o de Beyond Citizen Kane no Brasil.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[122] De acordo com a Folha &#128176;  de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo, na d&#233;cada de 1990, a dire&#231;&#227;o da Record havia tent

ado comprar os direitos de exibi&#231;&#227;o do document&#225;rio, mas &#128176

;  &quot;percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das

 muitas imagens retiradas da programa&#231;&#227;o deles.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ent&#227;o decidiu &#128176;  n&#227;o compr&#225;-lo&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[124] No entanto, em agosto de 2009, no auge de uma troca de acusa&#231

;&#245;es m&#250;tuas entre as emissoras, provocadas &#128176;  por acusa&#231;&

#245;es de lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record co

mprou os direitos de transmiss&#227;o &#128176;  do document&#225;rio por aproxi

madamente 20 mil d&#243;lares, e espera a autoriza&#231;&#227;o da justi&#231;a 

para transmiti-lo.[123]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;E assim, usando uma grande rede &#128176;  de televis&#227;o, [..

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] uma grande vendedora agindo diretamente junto ao p&#250;blico infanti

l induzindo a que crian&#231;as pedissem aos pais para &#128176;  comprarem, [..

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] associados ao insuspeito &#39;titio&#39; Artur Falk, foi dado um dos 

maiores golpes â�� conto do vig&#225;rio â�� na &#128176;  popula&#231;&#227;o tola,

 que acredita na Rede Globo, que compra os produtos que ela anuncia, que doa par

a as &quot;institui&#231;&#245;es de &#128176;  caridade&quot;, aben&#231;oadas 

pela Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Pobre popula&#231;&#227;o ludibriada que se comove com os trambiques gl

amourizados da televis&#227;o&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Observat&#243;rio da Imprensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[ 125 ] -Ant&#244;nio &#128176;  Paiva Rodrigues,&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No in&#237;cio da d&#233;cada de 1990, com a finalidade de concorrer co

m a Tele Sena, pertencente a Silvio Santos &#128176;  e seu conglomerado,[126] a

 Globo lan&#231;ou em parceria com a Interunion Capitaliza&#231;&#227;o, pertenc

ente ao banqueiro Artur Falk, um t&#237;tulo de &#128176;  capitaliza&#231;&#227

;o intitulado Papa-Tudo, que tinha C&#233;sar Filho e Fausto Silva como apresent

adores e Xuxa Meneghel como garota-propaganda.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[127] A venda era &#128176;  semelhante &#224; da concorrente supracita

da: o t&#237;tulo era adquirido em casas lot&#233;ricas e unidades da Empresa Br

asileira de Correios e &#128176;  Tel&#233;grafos, e, caso o comprador n&#227;o 

fosse contemplado, poderia resgatar metade do valor pago ap&#243;s um ano ou com

prar um &#128176;  novo t&#237;tulo pela metade do pre&#231;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[125] Antes mesmo do lan&#231;amento, o jornalista H&#233;lio Fernandes

, da Tribuna da Imprensa, disse que &#128176;  &quot;aquilo cheirava a um grande

 golpe e que n&#227;o tinha uma chance em um milh&#227;o de dar certo um empreen

dimento &#128176;  entre Artur Falk e Roberto Marinho.&quot;[125]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Consoante o Observat&#243;rio da Imprensa, &quot;prometiam que, al&#233

;m da recompra garantida, os futuros compradores ainda &#128176;  concorreriam a

 grandes pr&#234;mios milion&#225;rios e parte da arrecada&#231;&#227;o ainda se

ria destinada a institui&#231;&#245;es de caridade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E numa colossal e obscena &#128176;  &#39;pir&#226;mide&#39;, infestara

m o Brasil inteiro com promessas milagrosas de enriquecimento f&#225;cil, sempre

 tendo &#224; frente a exclusividade da Globo, a &#128176;  insuspeita Xuxa e a 

benemer&#234;ncia de institui&#231;&#245;es de caridade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Embalado pelos her&#243;is da Globo e pelos &#39;embaixadores&#39; da U

nicef, o pa&#237;s &#128176;  inteiro comprou, muitas e muitas vezes, os bilheti

nhos do &#39;titio&#39; Artur Falk, veiculados pela TV Globo e apresentado pela 

irrepreens&#237;vel &#128176;  Xuxa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[125] Entretanto, chegou uma &#233;poca em que a ECT e as lot&#23

3;ricas pararam de resgatar os bilhetes, pois n&#227;o recebiam &#128176;  os pr

&#234;mios do Papa-Tudo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O t&#237;tulo anunciou que indenizaria os compradores, mas tal ato n&#2

27;o ocorreu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Todo o esc&#226;ndalo culminou na pris&#227;o &#128176;  de Artur Falk 

sob a acusa&#231;&#227;o de estelionato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por outro lado, ningu&#233;m da emissora foi responsabilizado.[125][127

]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Compra da TV Paulista [ editar &#128176;  | editar c&#243;digo-fonte ]&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1955, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a TV Paulista, a qual er

a propriet&#225;rio, &#224;s Organiza&#231;&#245;es Victor &#128176;  Costa, dev

ido &#224;s dificuldades enfrentadas pela emissora.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;55% do capital da concess&#227;o, formada por 15.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;099 a&#231;&#245;es, foi entregue ao conglomerado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Victor Costa &#128176;  morreu enquanto aguardava a transfer&#234;ncia 

da TV Paulista para seu nome ser aprovada pelo ent&#227;o DENTEL.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O filho de Costa ficou &#128176;  no comando, embora as a&#231;&#245;es

 de controle ainda ficassem em nome dos ex-acionistas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Nove anos depois, ele vendeu o canal a &#128176;  Roberto Marinho, mesm

o sem os documentos de transfer&#234;ncia, mas as a&#231;&#245;es originais de c

ontrole continuaram em nome da fam&#237;lia Ortiz &#128176;  Monteiro por mais 1

3 anos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1977, o DENTEL aprovou a transfer&#234;ncia das a&#231;&#245;es dos 

Ortiz Monteiro para Roberto Marinho, com &#128176;  base nos recibos e procura&#

231;&#245;es apresentados pela Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ent&#227;o, a emissora foi transformada em TV Globo S&#227;o Paulo.[128

]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s a morte de &#128176;  Monteiro, em 1990, {k0} fam&#237;lia co

me&#231;ou a investigar uma poss&#237;vel fraude na compra da TV Paulista pela T

V Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Uma per&#237;cia &#128176;  realizada no ano de 2003 pelo instituto pau

lista Del Picchia revelou que as assinaturas foram falsificadas e inclu&#237;ram

 desde nomes &#128176;  de pessoas falecidas antes da transfer&#234;ncia at&#233

; o uso de m&#225;quinas de escrever que ainda n&#227;o existiam na &#233;poca d

o &#128176;  ato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[129] Os advogados da emissora carioca, por outro lado, apresentaram pa

recer t&#233;cnico do perito Antonio Nunes da Silva atestando que &#128176;  os 

recibos e procura&#231;&#245;es em poder da fam&#237;lia Marinho eram aut&#234;n

ticos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[130] Em 2010, foi confirmado pelo Superior Tribunal de Justi&#231;a &#

128176;  que os documentos eram verdadeiros.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[131] Em contrapartida, quatro anos depois, o senador Roberto Requi&#22

7;o, do PMDB do Paran&#225;, protocolou no &#128176;  Senado um requerimento ao 

Minist&#233;rio das Comunica&#231;&#245;es com informa&#231;&#245;es sobre os su

postos atos administrativos irregulares que aprovaram a transfer&#234;ncia da &#

128176;  concess&#227;o do canal 5 a Marinho.[132]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Codifica&#231;&#227;o do sinal da TV Di&#225;rio nas parab&#243;licas [

 editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia &#128176;  25 de fevereiro de 2009, a TV Di&#225;rio, emissora p

ertencente ao Sistema Verdes Mares, tamb&#233;m propriet&#225;rio da TV Verdes M

ares, &#128176;  afiliada da Globo em Fortaleza, deixou de ser transmitida pelo 

sat&#233;lite de antenas parab&#243;licas, pela qual alcan&#231;ava toda a Am&#2

33;rica &#128176;  do Sul e parte do Caribe, e pelas afiliadas que possu&#237;a 

pelo territ&#243;rio brasileiro, deixando os telespectadores surpresos.&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Os que tentaram &#128176;  assistir &#224; programa&#231;&#227;o da Di&

#225;rio pelas afiliadas passaram a acompanhar outras redes a partir daquele dia

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[133] Consoante informa&#231;&#245;es anteriores e &#128176;  posterior

es &#224; sa&#237;da da rede, a sa&#237;da da programa&#231;&#227;o da TV Di&#22

5;rio do sat&#233;lite deveu-se a press&#245;es do Grupo Globo &#128176;  ao Sis

tema Verdes Mares, que era respons&#225;vel pela TV Verdes Mares, &quot;por cont

a do excessivo crescimento da audi&#234;ncia da TV &#128176;  Di&#225;rio em mui

tos locais do pa&#237;s, inclusive no eixo Rio-S&#227;o Paulo, o que amea&#231;a

va os nichos de mercado da TV &#128176;  Globo&quot;.[134]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ao sair do sat&#233;lite, a emissora passou a restringir {k0} cobertura

 apenas ao estado do Cear&#225;, al&#233;m dos estados vizinhos &#128176;  e alg

umas cidades do interior do estado de S&#227;o Paulo pela TV aberta e sistemas d

e televis&#227;o por assinatura, entre &#128176;  elas a Voc&#234; TV, atrav&#23

3;s da DTHi, a partir de agosto de 2009.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[135] Com a sa&#237;da da Di&#225;rio do sat&#233;lite, &#128176;  a Re

de Uni&#227;o tornou-se a &#250;nica rede instalada no Cear&#225; a exibir por s

at&#233;lite em todo o Brasil e todas &#128176;  as Am&#233;ricas (do Sul, Centr) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -21252 Td (al, Norte e ilhas do Caribe) partes da Europa e &#193;frica.&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[136] A TV Globo respondeu que &#128176;  &quot;a TV Globo, como cabe&#

231;a da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de 

VHF e UHF &#128176;  de forma que estes fiquem circunscritos a seus territ&#243;

rios de cobertura.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e &#128176;  pelo res

peito rec&#237;proco aos interesses, a atua&#231;&#227;o da TV Di&#225;rio estar

&#225; restrita a seu territ&#243;rio de cobertura, n&#227;o sendo mais &#128176

;  captada em territ&#243;rios de outras afiliadas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Seu sinal permanecer&#225; no sat&#233;lite, cobrindo o estado do Cear&

#225;, por&#233;m, codificado&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[137] A atitude da &#128176;  Globo foi amplamente criticada; moradores

 da regi&#227;o Nordeste promoveram um boicote ao canal de TV no dia 13 de mar&#

231;o &#128176;  de 2009, mas o movimento n&#227;o repercutiu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[138] Um acontecimento semelhante ocorreu com a Amazon Sat, de propried

ade da Rede Amaz&#244;nica, &#128176;  que entre os anos de 1998 e 2004 podia se

r assistida pelas parab&#243;licas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Entretanto, a partir da&#237; o sinal foi codificado &#128176;  e somen

te pode ser captado por parab&#243;licas com receptor digital atrav&#233;s da aq

uisi&#231;&#227;o de cart&#227;o com o c&#243;digo para decodifica&#231;&#227;o.

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[134] &#128176;  A partir de 2014, a emissora voltou a ser transmitida 

nacionalmente, atrav&#233;s do sat&#233;lite SES-6, utilizado pela Oi TV.[139]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Edi&#231;&#245;es na &#128176;  Wikip&#233;dia [ editar | editar c&#243

;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 8 de agosto de 2014, uma mat&#233;ria do portal de O Globo[140] afir

mou &#128176;  que um dispositivo conectado &#224; internet atrav&#233;s da rede

 sem fio do Pal&#225;cio do Planalto alterou, em maio de 2013, &#128176;  inform

a&#231;&#245;es das p&#225;ginas de Miriam Leit&#227;o e Carlos Alberto Sardenbe

rg na Wikip&#233;dia, com o objetivo de difam&#225;-los.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As informa&#231;&#245;es inseridas no &#128176;  artigo de Miriam quali

ficavam suas an&#225;lises e previs&#245;es econ&#244;micas como &quot;desastros

as&quot;, al&#233;m de acus&#225;-la de ter defendido &quot;apaixonadamente&quot

; o banqueiro &#128176;  Daniel Dantas quando este foi preso pela Pol&#237;cia F

ederal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[141] Esta &#250;ltima acusa&#231;&#227;o ocorreu em raz&#227;o de come

nt&#225;rio de Miriam na &#128176;  r&#225;dio CBN em que ela defendia a inoc&#2

34;ncia de Dantas.[142]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Pal&#225;cio do Planalto, em nota, explicou que o endere&#231;o de &#

128176;  IP usado na altera&#231;&#227;o era utilizado tanto pela {k0} rede inte

rna quanto pela rede sem fio do Pal&#225;cio.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Isso possibilitaria a &#128176;  qualquer visitante do Planalto realiza

r tal altera&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[143] No entanto, o Planalto identificou o autor das altera&#231;&#245;

es como sendo um servidor &#128176;  da Secretaria de Rela&#231;&#245;es Institu

cionais e o funcion&#225;rio foi exonerado.[144]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Grupo Globo foi criticado por divulgar altera&#231;&#245;es das biogr

afias de &#128176;  seus contratados na Wikip&#233;dia, ferramenta de car&#225;t

er colaborativo e aberta &#224; edi&#231;&#227;o de todos e que, segundo seu pr&

#243;prio criador, &#128176;  Jimmy Wales, n&#227;o deve ser usada como fonte pr

im&#225;ria de informa&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[141] Tamb&#233;m foram criticadas por s&#243; terem noticiado as alter

a&#231;&#245;es &#128176;  em plena campanha eleitoral de 2014.[141]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Grava&#231;&#245;es em Tiradentes [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A prefeitura da cidade de Tiradentes, controlada &#128176;  pelo PSDB e

m 1997, concedeu uma autoriza&#231;&#227;o para que a emissora usasse a cidade p

ara grava&#231;&#245;es, violando normas de patrim&#244;nio &#128176;  hist&#243

;rico como por exemplo usar ilumina&#231;&#227;o forte e flashes de c&#226;meras

 em grava&#231;&#245;es dentro da igreja-matriz da cidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo a emissora, &#128176;  a inten&#231;&#227;o &#233; de elevar as

 rendas de turismo na cidade.[145]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O programa Fant&#225;stico exibiu uma mat&#233;ria no dia 29 de &#12817

6;  junho de 2014, intitulada &quot;Mulheres s&#227;o vistas como propriedade do

s homens no L&#237;bano&quot;, falando sobre a viol&#234;ncia contra a mulher &#

128176;  nos pa&#237;ses &#225;rabes, em especial, no L&#237;bano, e mostrando c

omo as mulheres viram posse dos homens ap&#243;s o casamento e &#128176;  s&#227

;o v&#237;timas de estupro, viol&#234;ncia dom&#233;stica e assassinato.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[146] A Federa&#231;&#227;o das Entidades Americano-&#193;rabes disse e

m nota: &quot;&#201; imperativo enfrentar este &#128176;  problema, que adquire 

contornos dram&#225;ticos em todo o mundo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas &#233; nosso dever alertar para o fato de que, dependendo de &#1281

76;  como a informa&#231;&#227;o &#233; veiculada, ela distorce completamente os

 fatos, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estere&#243;tipos e rep

resenta&#231;&#245;es sociais &#128176;  negativas de um pa&#237;s inteiro, por 

exemplo&quot;.[147]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O ent&#227;o jornalista Georges Bourdokan gravou um document&#225;rio s

obre a L&#237;bia de Muammar Gaddafi, &#128176;  que terminou por n&#227;o ser t

ransmitido pela emissora nos anos 1970 por raz&#245;es at&#233; hoje n&#227;o ex

plicadas e que deram &#128176;  at&#233; o s&#233;culo XXI repercuss&#245;es na 

m&#237;dia estrangeira.[148]&lt;/p&gt;
------------------------------------------

Autor: jamescall.com

Assunto: joguinho que ganha dinheiro

Palavras-chave: joguinho que ganha dinheiro

Tempo: 2024/11/5 9:26:39


