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O jogador podia ♣️ controlar apenas dois jogadores (representados por bastões verticais), que emulavam o atacante e o goleiro, tocando a bola sobre uma ♣️ superfície verde que era o mais próximo de um gramado para os gráficos da época. Era possível variar a direção e ♣️ a velocidade dos "chutes". Para isso, bastava tocar a "bola" em diferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores. Quem marcasse nove ♣️ gols primeiro vencia.[2] Antes de Soccer, já havia um jogo com a palavra "Soccer" em seu nome. Crown Soccer Special, porém, era ♣️ um pinball, e não um jogo de futebol. Depois de Soccer, somente em 1977 outro jogo do gênero viria a ser ♣️ lançado. Futebol do Telejogo I, da Philco, com 3 jogadores, ainda era muito parecido com Soccer. Um ano mais tarde, veio o ♣️ sucessor: Futebol do Telejogo II trazia 2 jogadores, sendo 1 goleiro, e mais parecida uma partida de futebol de totó Em ♣️ 1979, Intellivision Soccer - também chamado de NASL Soccer - foi criado pela Mattel para o console Intellivision. Ele é considerado ♣️ o primeiro jogo eletrônico de futebol para consoles, uma vez que ele foi o primeiro a, de fato, levar para ♣️ a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol. [3] O ponto de vista isométrico ♣️ e o campo com scrolling criados pelo jogo dominariam os games de futebol a partir dos anos 90. Ainda em 1979, ♣️ o jogo "Hockey!/Soccer!", lançado pela Magnavox para o console Odyssey². Como o nome sugere, o jogo era um combo que trazia ♣️ futebol e hóquei na mesma fita.[4] Década de 1980 [ editar | editar código-fonte ] A partir dos anos 80 o futebol ♣️ se tornou um tema recorrente nos jogos eletrônicos, com dezenas de títulos lançados todos os anos. Os consoles Atari, Commodore 64 ♣️ e arcade foram o grande palco onde desembarcaram os jogos durante esta década. Porém, a maioria dos títulos ainda trazia a ♣️ visão com um scroll vertical e visão aérea. A década começou com o lançamento de Atari Soccer, em 1980, para o ♣️ console Atari 2600. Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos ♣️ jogadores. Ainda em 1980, aquele que parece ser o primeiro (e por enquanto único) videogame de totó da história. Futebol Eletrônico, conhecido ♣️ como Electronic Table Soccer nos EUA e Electronic Table Football na Europa, chegou ao Brasil somente em 1983. Em 1982, Football ♣️ Manager, do console ZX Spectrum Sinclair iniciou um novo gênero de jogo de computador, a simulação do gerenciamento de futebol. Também ♣️ em 1982, Pelé's Soccer, para Atari 2600, tornou-se o primeiro jogo do gênero patrocinado por um garoto-propaganda. Embora o game seja ♣️ colorido, os gráficos de Pelé's Soccer são bem simples e os jogadores (três de cada lado do campo) parecem pontos ♣️ com cores diferentes na tela.[4] Pelé deu o pontapé inicial, mas não foi o único a assinar um game. O astro inglês ♣️ Glen Hoddle ("Glen Hoodle Soccer", 1985, para Amstrad CPC) e o craque alemão Lothar Matthäus ("Lothar Matthäus - Die Interaktive ♣️ Fußballsimulation", em 1993, para Amiga e DOS, e depois "Lothar Matthäus Super Soccer", em 1995, para SNES) são dois exemplos ♣️ de destaque. Outros nomes, como os britânicos Gary Lineker e Peter Beardsley e o espanhol Emilio Butragueño, também ganharam jogos com ♣️ seus nomes.[4] Ainda em 1982, Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com ♣️ os gráficos 3D. Os jogadores possuíam detalhes maiores e eram coloridos. Um ano mais tarde, International Soccer (que recebeu versões não-oficiais em ♣️ vários territórios, com títulos diferentes), para o Commodore 64, inovou ao trazer nove níveis de dificuldade contra o computador e ♣️ a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time. Neste game, os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a ♣️ jogabilidade pareça estranha hoje em dia, era um notável avanço para a época.[3] World Cup, para Commodore 64, lançado em 1984 ♣️ foi o primeiro a fazer referência a Copa do Mundo no seu título. Tehkan World Cup, posteriormente conhecido como "Tecmo Cup", ♣️ lançado para arcade em 1985, foi o primeiro game que conseguiu produzir algo que lembrasse vagamente um jogo de futebol. Sua ♣️ jogabilidade vertical conseguiu tirar os primeiros gritos de gol da garganta dos gamers ao redor do mundo. O game colocava dois ♣️ jogadores frente a frente, em um gabinete com tela horizontal. A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores ♣️ se dava por meio de uma trackball.[3] Ainda em 1985, Konami's Soccer, lançado para o computador MSX, da Microsoft, foi o ♣️ primeiro jogo do gênero lançado pela Konami. Uma curiosidade deste jogo, é que todos os jogadores tinham bigode. 1986 trouxe o primeiro ♣️ jogo oficial licenciado de Copa do Mundo. World Cup Carnival, da britânica US Gold, para os consoles Amstrad CPC, Commodore 64 ♣️ e ZX Spectrum. Ainda em 1986, o obscuro Peter Shilton's Handball Maradona foi lançado para Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX ♣️ Spectrum. Ao contrário do que o título pode dar a entender, não se trata de um jogo de handball, mas sim ♣️ de um game de futebol no qual se controla um goleiro. A missão do jogador é, claro, evitar gols e melhorar ♣️ as habilidades do personagem controlado - o próprio Peter Shilton, ex-goleiro da seleção inglesa da Copa do Mundo de 1986, ♣️ que ficou famoso ao levar um gol de mão (daí o "Handball do título) do craque argentino Diego Maradona. O jogo ♣️ foi desenvolvido por uma produtora britânica.[5] Em 1987, Great Soccer (conhecido por Super Futebol no Brasil), inaugurou a era 8 bits ♣️ e foi um dos jogos mais vendidos da plataforma. Com um botão a mais do que seus antecessores, as coisas começaram ♣️ a ficar mais interessante, como o fato de botões separados para passes rasteiros e altos. 1988 trouxe ao mercado Emlyn Hughes ♣️ International Soccer, para computadores. O jogo foi um dos mais desenvolvidos de como fazer apostas no esporte da sorte época, com diferenciação de passe, drible e chute. Ainda ♣️ era possível editar os nomes dos jogadores e uniformes das equipes.[6] Goal! (NES, Jaleco, 1989), foi o pioneiro em alguns aspectos: ♣️ era possível regular quanto tempo duraria o jogo, faltas e impedimentos eram pela primeira vez adicionados ao jogo (e o ♣️ juiz a maioria das vezes errava nas marcações) e um dos primeiros a incluir o cara-ou-coroa inicial, com a possibilidade ♣️ de escolher bola ou campo. Encerrando a década, World Cup Italia '90, da US Gold (conhecido no Brasil como Sega Soccer, ♣️ de 1989, lançado para Master System e Mega Drive), o primeiro a permitir a seleção de jogadores antes de entrar ♣️ em campo e a trazer o goleiro controlado pelo jogador. Além disso, ele trouxe como inovação a mudança de câmera quando ♣️ dos chutes a gol, para que o player pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede. Outras coisas interessantes no ♣️ jogo foram as animações nas cobranças de bola parada ou na comemoração do gol. Simples telas que faziam a diferença na ♣️ época. Porém, nele ainda não havia faltas, nem impedimentos. Porém, o melhor game de futebol da época é Kick Off, da britânica ♣️ Anco Software. Desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol, a partir de um projeto de Steve ♣️ Screech (que ficaria a cargo das sequências do jogo depois que Dini deixou a Anco, em 1992), o game, lançado ♣️ para os principais computadores domésticos do mercado europeu da época, como o Amiga e o Amstrad CPC, ganhou inúmeros prêmios ♣️ e até mesmo uma sequência (Super Kick Off, Mega Drive/Super NES/Game Boy, US Gold, 1992). O game marcou início da individualidade ♣️ dos jogadores, com diferentes atributos, além de ter sido o primeiro a dar nome aos jogadores, mas retrocedeu no ângulo ♣️ de visão (ele adotava uma visão do topo)[3]. Porém, com uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções, ele deteve ♣️ a supremacia durante alguns anos. Década de 1990 - Primeiros Games em 3D e Início da rivalidade "Konami x EA Sports" ♣️ [ editar | editar código-fonte ] De 1990 a 1993 - Primeiros "craques fictícios" [ editar | editar código-fonte ] Na década ♣️ de 1990, os atletas virtuais ganharam feições idênticas às suas contrapartes reais. Juízes e torcida foram incorporados. A tecnologia por trás do ♣️ game (chamada de engine) incluiu dribles, chutes com efeito, carrinhos e até mesmo as comemorações após um gol.[7] O primeiro jogo ♣️ da década, World Championship Soccer (Sega, 1990, Mega Drive), foi baseado na Copa de 1990, e inaugurou a era 16 ♣️ bits, mas manteve o ângulo de visão superior ao campo. Super Formation Soccer, da Human, de 1991, trouxe uma visão bastante ♣️ diferente de outros games de futebol – a câmera traseira afastava-se ou aproximava-se conforme o ataque chegava perto do gol, ♣️ podendo mostrar o campo inteiro a partir da linha de fundo. Em 1992, alguns games interessantes foram lançados: Primeiro Super Sidekicks, ♣️ lançado pela SNK para o seu console, o Neo Geo, já mostra esta melhora gráfica dos anos 90 nos jogos ♣️ de futebol. Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games. É ♣️ possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos, empurrões e até faltas mais ♣️ violentas graças à jogabilidade de estilo puramente arcade. Sem licenças oficiais, o jogo foi um sucesso também nos fliperamas e, a ♣️ partir da terceira versão, já trazia alguns jogadores com nomes fictícios, mas bem parecidos com seu nome de verdade, como ♣️ Roman, que deveria ser o Romário. Depois, Sensible Soccer, da Sensible Software, diminuiu as mecânicas principais do futebol aos seus elementos ♣️ mais puros, trazendo uma jogabilidade interessante para os aficcionados. Foi o primeiro a desafiar a supremacia do Kick Off (apesar de ♣️ apresentar jogabilidade praticamente idêntica ao mesmo), graças ao novo conceito de ligas, com um total de 168 equipes. Versões futuras deste ♣️ game, como "Sensible World of Soccer", de 1994, inovaram ao trazer um modo carreira e equipes dos seis continentes. Em 2017, ♣️ "Sensible World of Soccer" foi eleito o melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos pela revista inglesa Four-Four-Two, ♣️ que fez o seguinte comentário: "A escolha de Sensible World of Soccer em primeiro no lugar de PES e FIFA ♣️ Soccer é que, ao contrário dos outros, que precisaram de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível. Mais de ♣️ 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive".[6] Ainda em 1992, Championship ♣️ Manager, criada por Paul e Oliver Collyer da Sports Interactive, iniciou uma série de jogos de simulação do gerenciamento de ♣️ futebol que vive até os dias atuais, embora sob o novo nome de Football Manager depois que a Eidos Interactive ♣️ (atual Square Enix Europe) desfez a parceria com a SI e ficou com os direitos da série (a SI manteve ♣️ o código-fonte e encontrou uma nova distribuidora, a Sega, para dar continuidade à série sob o novo nome; a Eidos ♣️ continuou a fazer jogos com o título Championship Manager, porém sem o mesmo sucesso de público ou crítica). Também em 1992 ♣️ tem-se o lançamento do segundo jogo eletrônico de futebol lançado pela Konami, trazendo ainda mais expertise para empresa em jogos ♣️ deste gênero (o que faria diferença 10 anos depois). Konami Hyper Soccer foi lançado para o Nintendinho. Ele trazia um visual bastante ♣️ detalhado, considerando as capacidades do console 8-bits. Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o ♣️ alto.[3] No mesmo ano tem ainda Tecmo World Cup 92, aparentemente o primeiro a conter cartões amarelos e vermelhos. Continuando no ano ♣️ de 1992, "Striker" foi lançado para os principais sistemas da época. Ele era um game de futebol com scroll horizontal. Ao contrário ♣️ de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação ♣️ de 3D. O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.[3] Por ♣️ fim, 1992 marca ainda o lançamento de World Trophy Soccer (Virgin Interactive/Krisalis Software, para Mega Drive; conhecido como European Club ♣️ Soccer na Europa e contendo apenas os principais clubes desse continente), o primeiro a conter um craque fictício de renome: ♣️ Jose Argot. Ele também foi um dos primeiros a permitir a possibilidade de editar os uniformes das equipes. Tanto camisa, quanto meiões ♣️ e calções. O jogo trocava quando uma (ou mais) dessas partes era repetida entre os times em campo. Ou seja, dois times ♣️ de meião da mesma cor, nem pensar! Além disso, ele foi o primeiro com a opção de substituição de jogadores ♣️ e o primeiro no qual foram colocados números às costas das camisas dos jogadores. Tony Meola's Sidekick Soccer (ElectroBrain, SNES, 1993) ♣️ tinha placas a beira do campo com patrocínios reais. Além disso, ele foi o primeiro a usar uma câmera traseira, dentro ♣️ do campo, que girava constantemente para que o time que estava atacando ficasse sempre de frente para a meta. Ele foi ♣️ produzido utilizando os efeitos gráficos provenientes do Mode 7 do console da Nintendo - que simulava uma sensação de movimentos ♣️ em 3D. Foi trazido para o mercado latino-americano com o nome de Super Copa. Já no Japão, o título foi batizado de ♣️ "Ramos Rui no World Wide Soccer", em homenagem ao brasileiro naturalizado japonês, Ruy Ramos.[5] 1993-1994: Início da rivalidade "Konami x EA ♣️ Sports" [ editar | editar código-fonte ] O ano de 1993 é marcado pelo início da série FIFA International Soccer - ♣️ franquia de sucesso produzida pela Eletronic Arts que se mantém como referência em games de futebol até hoje. Fifa 94, baseado ♣️ nas Eliminatórias da Copa de 1994, foi lançado para Mega Drive e SNES. Ele rompeu a era de jogos de 16 ♣️ bits, resgatando a câmera isométrica do Intellivision Soccer, e sendo o primeiro a ter uma licença oficial da entidade mundial ♣️ do futebol. 1994 foi um ano que trouxe bons lançamentos. Um deles é Pelé II: World Tournament Soccer, para Mega Drive. Esse não ♣️ foi o primeiro game a levar o nome de Pelé: a primazia coube a "Pelé's Soccer", lançado para Atari. E, mesmo ♣️ no Mega Drive, houve outro jogo que usou o nome do Rei do Futebol, "Pelé!", de 1993. Ainda assim, "Pelé II: ♣️ World Tournament Soccer" foi o mais conhecido deles. O jogo tinha uma estranha característica de que a arbitragem possuía uma interpretação ♣️ "própria" da regra do jogo e a jogabilidade bastante travada. Não obteve muito sucesso.[5] Outro bom jogo de 1994 é World Championship ♣️ Soccer 2, jogo de Mega Drive que foi pouco vendido na época de seu lançamento. Na década de 2010, porém, este ♣️ jogo acabou virando uma febre entre os "adoradores de antiguidade" depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais ♣️ famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do jogo.[6] Virtua Striker, também de 1994, para arcades, foi um dos ♣️ inovou com os seus Passes longos, passes curtos, chutes diferenciados, e desarmes. Jogado na horizontal (um dos primeiros a fazer isso), ♣️ o jogo dava essas opções e ainda contava com 18 seleções mundiais jogáveis.[6] Ainda em 1994, a produtora japonesa Jaleco lança ♣️ World PK Soccer, que vem em uma máquina de fliperama no mínimo inusitada, que simula uma cobrança de pênaltis, no ♣️ qual o jogador deve chutar um objeto em formato de bola.[8] Também em 1994, a Konami lançou aquele que é considerado ♣️ o melhor jogo de futebol 2D de todos os tempos. International Superstar Soccer trouxe várias inovações para a época: Fisionomia dos jogadores: ♣️ Primeiro jogo em que se foi possível reconhecer os jogadores pela fisionomia. Atributos como estilo de cabelo e cor da pele ♣️ só passariam ser diferenciados em outras franquias a partir da geração 32 bits. Narração: primeiro videogame de futebol a incluir comentários ♣️ em áudio que fossem além do grito do gol. Scenario Mode: A partida começa com o jogo já em andamento. Assim, são ♣️ apresentadas várias situações adversas em que o jogador deve conseguir a vitória para completar. Este jogo definiu a jogabilidade dos games ♣️ seguintes, além do campo de visão lateral. Nesta época, porém, os games ainda não tinham a licença da FIFPro (entidade que ♣️ representa os jogadores profissionais. ), e por isso os nomes dos jogadores eram fictícios. Até hoje, nomes como Janco Tianno, Rico Salazar, ♣️ Tito Mancuso, Roberto Favaro, H. van Smeiter e Jose Pasualdo (todos do FIFA 94) e Allejo, Gomes, Beranco, Carboni, Galfano, Murillo ♣️ (International Superstar Soccer) são inesquecíveis aos gamers dessa época. Com o sucesso de Fifa 94, a EA Sports não demorou para ♣️ lançar Fifa 95, o primeiro da série a contar com clubes, inclusive as novatas equipes brasileiras nos gramados virtuais. O sucesso ♣️ de International Superstar Soccer fez com que surgissem até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes brasileiras. Por isso, ♣️ pode-se dizer que ele se tornou o primeiro game de futebol a ter versões hackeadas realmente bem sucedidas. Em 1996, a ♣️ Konami lança o sucessor de International Superstar Soccer. International Superstar Soccer Deluxe fez tanto sucesso quanto seu antecessor. Em 1997, a EA ♣️ lançou FIFA 98, que foi o primeiro jogo do gênero com uma trilha-sonora. Depois dele, este item se tornou peça importante ♣️ dos jogos. Desde então, a EA tem uma divisão própria em Los Angeles, chamada EA Trax, responsável apenas por selecionar as ♣️ canções que vão embalar o jogador durante as partidas. O ano de 1998 marca o lançamento de International Superstar Soccer 64, ♣️ da Konami, com jogadores em 3D, e World Cup 98, o primeiro jogo da EA dedicado às Copas do Mundo. Ele ♣️ iniciou uma tendência caça-níqueis da EA Sports: A cada ano de Copa ou de Eurocopa, os gamers são agraciados com ♣️ novos jogos exclusivos para estes torneios. Outros títulos além de "FIFA x International Superstar Soccer" [ editar | editar código-fonte ] As ♣️ franquias FIFA International Soccer e International Superstar Soccer fizeram com que, desde então, até os dias atuais, Konami e EA ♣️ Sports passassem a dominar o mercado de jogos de futebol. Por isso, títulos interessantes, seja no aspecto técnico, seja no aspecto ♣️ de diversão, passaram quase que despercebidos nesta década[4]. Entre os títulos de destaque, estão: Década de 2000 - Febre "Winning Eleven" e ♣️ os primeiros "Simuladores de Futebol" [ editar | editar código-fonte ] A Década de 2000 se inicia com o surgimento do ♣️ PlayStation. O console da Sony tornou-se o mais vendido da história e não houve jogo de futebol mais popular para ele ♣️ que o Winning Eleven, franquia da Konami que se tornaria antecessora do PES.[7] O primeiro Pro Evolution Soccer (conhecido como Winning ♣️ Eleven 5 nos mercados japonês e norte-americano), trazia modelos em 3D dos jogadores e uma jogabilidade até então nunca vista, ♣️ bastante fluida e fácil de se adaptar. Winning Eleven 5 foi um marco, e iniciou a chamada "febre Winning Eleven", que ♣️ se alastraria durante toda uma década. De 2000 a 2010, a Konami dominou o mercado. O problema era que a EA Sports ♣️ apostava somente em gráficos realistas, mas perdia muito em jogabilidade. A Konami, por como fazer apostas no esporte da sorte vez, sufocava como fazer apostas no esporte da sorte rival com gráficos cada ♣️ vez melhores e uma jogabilidade muito boa. Não a toa, Pro Evolution Soccer 6, de 2006, foi eleito, em 2017, pela ♣️ revista inglesa FourFourTwo, como o segundo melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos, atrás apenas de Sensible World ♣️ of Soccer. A revista fez o seguinte comentário a respeito do jogo: "Melhor jogo da série PES, o jogo para PS2 ♣️ revolucionou os games de futebol. Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, ♣️ estilos de corrida únicos para cada jogador, formas diferentes de cobranças de falta".[6] Foi por volta de 2005 que a EA ♣️ decidiu levar a série FIFA para o lado da simulação, que traz uma experiência mais fiel à realidade, ou seja, ♣️ com dificuldades e peculiaridades que podem ser vistas em reais partidas de futebol. Assim, a EA conseguiu alcançar a liderança deste ♣️ mercado a partir de FIFA 10, estabelecendo um novo nicho nos games de futebol. A Konami abriu espaço para a concorrente ♣️ com a falta de inovação.[12] Apenas no Brasil o PES foi o game de futebol mais vendido neste período. Segundo Edivaldo Junior, ♣️ presidente da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), as versões piratas do PES (entre as quais os populares ♣️ "Bomba Patch") possuíam competições como o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, escalações sempre em dia com as ♣️ transações reais e narradores brasileiros, como Galvão Bueno, o que ajudou a Konami. Para ele, "se hoje o Brasil é o ♣️ mercado que mais vende cópias de PES no mundo, a Konami tem de agradecer à pirataria."[7] Voltando alguns anos, em 2000, ♣️ Mia Hamm Soccer 64, da SouthPeak Interactive, para Nintendo 64, torna-se o primeiro jogo só com jogadoras de futebol feminino. [13] ♣️ Entretanto, o jogo foi convertido diretamente de um título de futebol masculino, Michael Owen's World League Soccer 2000, lançado somente ♣️ na Europa. Voltando ao ano de 2003, Pro Beach Soccer, desenvolvido pela "PAM Development", inovou ao ser o primeiro game de ♣️ futebol de areia. Novamente em 2005, a EA Sports lança a série Fifa Street. Com um enfoque mais voltado para os dribles ♣️ (e não para uma partida de futebol em si), o game chamou logo a atenção pela como fazer apostas no esporte da sorte abordagem mais descontraída ♣️ do esporte. O jogo colocava várias seleções famosas para disputarem partidas 4×4 em campos de rua. Neste jogo, não era só gol ♣️ que valia ponto: o "drible humilhante" também dava pontuação ao jogador. Este enfoque de variação da linha dos jogos eletrônicos de ♣️ futebol, buscando novos nichos, seria o ponto que marcaria a década seguinte. Por fim, 2005 marca ainda o lançamento de Football ♣️ Manager, que levou o 3D aos games de gerenciamento de equipes, que até então possuíam visual simplório. Mais uma vez, esta ♣️ polarização "Konami x EA Sports" deixou no anonimato alguns games inovadores, como Football Kingdom (Namco - 2004), que trouxe um ♣️ sistema de passes mais completo do que tudo já visto até então, com opções de passar a bola pelo chão, ♣️ por cima, com curva ou à frente do recebedor do passe, num lançamento, e inovador também nas animações e na ♣️ física da bola; Sensible World of Soccer 02/03 (Sensible Software - 2002), que deu sequência a renomada franquia Sensible Soccer, ♣️ de 1992]], com um visual renovado, e interessante para a época; e Red Card Soccer (Midway/Point of View - 2002) ♣️ e seu futebol "mais pegado". Em 2012, Este jogo foi eleito um dos 15 jogos esportivos mais violentos de todos os ♣️ tempos.[14] A década de 2010 é marcada pela presença - e busca - de alguns novos nichos no mercado. É nesta década ♣️ que começam a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC. [1] Além disso, é aqui também que ♣️ aparecem os primeiros indie games para celulares e smartphones[15]. Dentre os quais, pode-se citar: Score! World Goals - Seu objetivo é o ♣️ de reproduzir jogadas reais de goos de jogos clássicos. Para isso, antes de cada desafio, o usuário verá um mapa com ♣️ a visão aérea do campo de jogo mostrando o trajeto da bola naquela jogada. Head Soccer - é um jogo de ♣️ futebol bem diferente. São apenas dois jogadores, que jogam um contra o outro. Só existem dois movimentos: ir para a direita, ir ♣️ para a esquerda, pular e chutar. Run Ronaldo Run - você controla o Ronaldo fenômeno em como fazer apostas no esporte da sorte forma mais redonda possível. Nele ♣️ você tem que desviar de obstáculos e chutar a bola antes que o argentino Crespo chute. Em 2012, a EA lança ♣️ FIFA 13, o primeiro game de futebol compatível com Kinect, PlayStation Move e Wii U GamePad. Com o Kinect, por exemplo, ♣️ é possível substituir jogadores em campo ou mudar táticas e formações do time apenas com a voz, sem parar a ♣️ partida em nenhum momento. [16] Já com o PS Move, é possível direcionar os passes e chutes, além de organizar movimentos ♣️ de outros jogadores que não estão com a bola. [17] Por fim, com o Wii U GamePad, os players podem ver ♣️ a ação da perspetiva de quem está em campo, fazer pontaria com exatidão nos remates à baliza, levar companheiros de ♣️ equipa que estejam próximos de si a marcar ou retirar a posse da bola a adversários e muito mais.[18] Em 2013, ♣️ Futsal Manager torna-se o primeiro manager de futsal.[19] Em 2014, a EA Sports criou o FIFA World, que é uma competição ♣️ dos jogos da franquia FIFA no universo dos e-sports.[20] Em 2014, a Konami inovou, e seu PES 2014 foi o primeiro ♣️ jogo dos consoles domésticos a conter a variante do Futsal.[21] Em 2015, a Konami mais uma vez largou na frente. PES 2015 ♣️ tonou-se o primeiro jogo eletrônico de futebol do serviço de streaming da Samsung chamado GameFly.[22] Também em 2015, FIFA 16 torna-se ♣️ o primeiro a conter equipes masculinas e femininas. [13] O futebol feminino é mais cadenciado e menos explosivo que o masculino, ♣️ e essas características estão preservadas dentro do game, já que trata-se de um game que tem como características ser um ♣️ Simulador.[23] Em 2017, com o FIFA 18, foi-se usado pela primeira vez, em jogos eletrônicos de futebol, uma personagem feminina controlável ♣️ em um modo História.[24] Fora do oligopólio mantido pela EA e Konami, uma novidade de destaque foi Rocket League (2015), título ♣️ inovador lançado em várias plataformas no qual as partidas são disputadas por carros. Tal proposta não é exatamente uma novidade no ♣️ mundo dos jogos: Street Racer (1994), da Ubisoft, e Excitebike 64 (1999), da Nintendo/Left Field, já traziam modos de futebol ♣️ motorizado; Rocket League, no entanto, foi o primeiro a ter esse modo de jogo como foco principal. Lista com os Melhores ♣️ de Todos os Tempos [ editar | editar código-fonte ] Em fevereiro de 2017, a revista inglesa Four-Four-Two elegeu os 23 ♣️ melhores Jogos eletrônico de futebol. A lista, que conta como jogos de todas as épocas e todos os estilos, está abaixo[6]: Lista ♣️ de Jogos Oficiais da Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ] O primeiro título licenciado pela Fifa foi World ♣️ Cup Carnival, lançado para a Copa de 1986, no México.[25] Desde 1997, a EA Sports detém os direitos de explorar a ♣️ marca "Copa do Mundo FIFA" em jogos eletrônicos.[26] Os primeiros jogos apresentavam apenas sons da estática quando havia um gol. Mais tarde ♣️ vieram os gritos das torcidas, o contato da bola com o pé do jogador (inicialmente "estático", ganhando depois contornos reais ♣️ de um toque) e o apito do juiz. Este quadro começou a mudar a partir da década de 1990. Atualmente, esse processo ♣️ evoluiu de tal forma que já há até um texto específico lido pelo narrador virtual, exaltando alguma das qualidades dos ♣️ jogadores.[27] Em Super Soccer (SNES, 1992) já era possível ouvir o grito da torcida, o grito de gol, o apito do ♣️ arbitro e uma musica de fundo para animar mais os jogadores. 2 anos mais tarde, International Superstar Soccer inovou ao trazer ♣️ mais falas do narrador. Já era possível percebe-lo dizer "Yes!" "Gooool", "Kick off", "yellow card", "fault". Em International Superstar Soccer Deluxe o ♣️ progresso em relação à narração já é visível. Nesta época, foram inseridos algumas falas na narração: "Long Ball" na hora de ♣️ um passe logo, "Long shot!" pro arremate propriamente dito e algumas outras falas no andamento do jogo. Mesmo as entradas mais ♣️ violentas ganharam uma pergunta indignada do narrador: "No fault?"[27]. Super Sidekicks 3 - The Next Glory (Arcade - 1995) foi o ♣️ primeiro a usar um narrador famoso do Brasil. O escolhido foi Luís Alfredo, na época narrador do SBT Campeonato Brasileiro 96, uma ♣️ versão hackeada de International Superstar Soccer Deluxe trouxe uma narração em portunhol, com frases como "Grande jugada!", "Chutou, que lindo!"[27] Em ♣️ Winning Eleven 3, de 1998, já havia um narrador oficial. Coube a John Kabira esta tarefa. Porém, até aqui, os jogos de ♣️ futebol que continham narrações, se baseavam apenas em poucas falas, como nos nomes dos jogadores, no grito de gol e ♣️ em alguns lances com pequenas falas como: fault, yellow card, off side, red card, free kick, corner kick. Coube a FIFA ♣️ 99, inserir um leque bem considerável de falas nas suas narrações deixando o jogo com uma característica mais envolvente com ♣️ narrações mais fluidas e que na época muitos fãs ficavam mais empolgados e passavam a sentir-se como se realmente estivesse ♣️ no jogo. A narração ficou a cargo do inglês John Motson, e os comentários com Andy Gray.[27] Um ano depois veio a ♣️ primeira narração oficial em português, com o FIFA 2000. As vozes ficaram por conta de Milton Leite (narração) e Orlando Viggiani ♣️ (comentários). Já a trilha sonora começou com FIFA 98. Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos. Lista de Narrações e ♣️ Comentários Oficiais em Português [ editar | editar código-fonte ] Jogos de Futebol com Garoto Propaganda [ editar | editar código-fonte ♣️ ] Jogos de Futebol com Nomes de Clubes [ editar | editar código-fonte ] Jogos de Futebol Alternativos [ editar | editar ♣️ código-fonte ] Serão aqui elencados os jogos de futebol em que os jogadores são personagens de filmes, animes e desenhos de ♣️ sucesso. Ou seja, esses jogos buscam o público infantil. Nesses casos a jogabilidade é estilo arcade e os personagens possuem vários super ♣️ poderes. Em 1990, ProSoccer 2190 (produtora: Vulture), do console Amiga, é um jogo de futebol futurístico passado 200 anos no futuro. Dois ♣️ anos depois, a SNK lançou Soccer Brawl, com um apelo parecido. Trata-se de um jogo de futebol futurístico, onde o campo ♣️ é fechado, os jogadores são ciborgues e não há faltas. É quase uma pelada aonde vale tudo. O primeiro jogo de futebol ♣️ para consoles domésticos com este "apreço" foi Battle Soccer: Field no Hasha (SNES, 1992). Nele, era possível jogar com Ultraman, Kamen ♣️ Rider, Gundam e Godzilla. Em 1993 veio Kunio Kun no Nekketsu Soccer League protagonizado pelos personagens brigões da série "River City ♣️ Ransom". Este jogo é bem parecido com Nintendo World Cup, de 1990. Depois veio Tiny Toon Adventure: ACME All Stars, lançado pela ♣️ Konami para Mega Drive e SNES, em 1994. Também em 1994, a Capcom lançou Mega Man Soccer. Ainda em 1994, Wild Cup ♣️ Soccer, cujo objetivo é marcar mais gols ou matar mais jogadores do time adversário. Para encerrar o ano de 1994, Dolucky's ♣️ A-League Soccer traz como jogadores gatinhos e bichinhos fofinhos em campo. Em 1996, a Mizuki lança o vídeo interativo para o ♣️ Sega Saturn "Isto é Zico: Zico no Kangaeru Soccer". Em 2002, a Sega lança Sega Soccer Slam, com os seus personagens. Em ♣️ 2006, veio Super Mario Strikers, lançado pela Next Level Games para Nintendo Game Cube. Um ano mais tarde veio seu sucessor. Mario ♣️ Strikers Charged foi desenvolvido para Nintendo Wii. Em 2008, Inazuma Eleven, do Nintendo DS, foi desenvolvido pela produtora Level-5 Por fim, pode-se ♣️ citar: Jogos de Outros Gêneros Cujo Tema é o Futebol [ editar | editar código-fonte ] Os jogos da franquia Captain Tsubasa ♣️ (o primeiro foi lançado em 1990, para NES) são jogos de futebol com elementos de RPG. Ou seja, além de jogar ♣️ uma partida de futebol, você também faz as vezes de técnico, onde se diz aos jogadores o que devem fazer ♣️ – chutar, passar, dar carrinho, etc. X the Ball (Arcade, 1992) - Com uma ficha, o jogador pode fazer 5 palpites ♣️ para adivinhar onde que está a bola, por análise detalhada da visão dos jogadores. Jogo de futebol ao melhor estilo Carmen ♣️ San Diego. Soccer Kid (SNES, 1993) - É um jogo de plataforma cujo objetivo é guiar um garotinho através de vários ♣️ níveis a procura dos 5 pedaços da taça da Copa do Mundo que foi roubada. A bola é usada como arma ♣️ para eliminar os inimigos. O garoto faz embaixadinhas, dá bicicletas e cabeceia a bola entre outras jogadas típicas do futebol. Marko's Magic ♣️ Football - Versão para Mega Drive de Soccer Kid. Neste jogo seu objetivo é derrotar o Coronel Brown e suas criaturas ♣️ do esgoto com a ajuda de como fazer apostas no esporte da sorte bola de futebol mágica. Go! Go! Beckham! Adventure on Soccer Island (GBA, 2002) - ♣️ Jogo ao melhor estilo plataforma. O personagem principal é o ex-jogador David Beckham, que usa seus superpoderes com a bola para ♣️ derrotar os adversarios. Jogos de Pinball com a Temática Futebol [ editar | editar código-fonte ]A. G Soccer-Ball (1991) - Alvin G. World ♣️ Challenge Soccer (1994) - Gottlieb World Cup Soccer (1994) - Midway Flipper Football (1996) - CapcomReferências . Por favor, note que seu valor de saque aparecerá sob a descrição 'BETFAIR' em como fazer apostas no esporte da sorte extrato bancário. Quanto tempo 🍐 levará para uma retirada chegar à minha conta bancária? support.betfair : app . respostas detalhe ; a_id Em como fazer apostas no esporte da sorte maio 🍐 de 2024, em como fazer apostas no esporte da sorte meio à egalização crescente das apostas esportivas nos Estados Unidos, a FanDuel concordou em k0} se fundi próxima:video bingo gratis anterior:galera bet bônus $50 reais como funciona Artigos relacionados
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