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Sua prática, além 🛡 da descoberta de novas técnicas, ajudou no desenvolvimento das armas utilizadas na atualidade: florete, espada e sabre. O desenvolvimento da Esgrima 🛡 está ligado às guerras, torneios medievais, duelos em nome da honra, aperfeiçoamento do aço e surgimento da pólvora, que, juntamente 🛡 com a proibição dos Duelos, fez com que se tornasse esporte, continuando a ser sendo praticada em salas darmas. O termo 🛡 "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan". O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e 🛡 campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem 🛡 ser tocado, através de movimentos ordenados. Esgrima Temos três períodos:AntigoModernoContemporâneo O Antigo foi marcado por uma Esgrima de impacto, causado pelo choque de 🛡 pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois mata-los. Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver 🛡 tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança. O 🛡 Período Moderno foi marcado pelo desenvolvimento da técnica e pelos Tratados escritos. O desenvolvimento da proteção da face, a Máscara, marca 🛡 o Período Contemporâneo que permanece até nossos dias. A esgrima participa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição na era moderna 🛡 Grécia em 1896 já como esporte de competição. Hoje em dia, a esgrima é praticada por crianças e adultos, 🛡 de ambos os sexos e sem limite de idade, permitindo a diversão através deste esporte que utiliza a inteligência e 🛡 a destreza de movimentos, na busca de "tocar sem ser tocado". Neste final de século, os países que mais se destacam 🛡 são França, Itália, Hungria, Polônia, Alemanha, Rússia além de Cuba e China, que são os mais recentes. Esgrima A luta-arte que nasceu 🛡 da guerra Considerada a arma de guerra mais antiga, a espada hoje é usada em um dos mais elegantes esportes olímpicos: 🛡 a esgrima. Os adeptos deste esporte dizem que a prática da esgrima é uma arte. Regras Nas três modalidades de esgrima a pista 🛡 é um corredor de linóleo, cortiça ou qualquer piso antiderrapante, de dois metros de largura por 14 de comprimento. Um combate 🛡 masculino dura seis minutos (o cronômetro só marca o tempo de luta, parando nas interrupções) e é decidido em favor 🛡 de quem primeiro tocar cinco vezes o adversário. As mulheres só disputam a prova de florete, em cinco minutos e quatro 🛡 toques na adversária. A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates. São elas: espada, 🛡 florete e sabre. Os atletas competem em pistas de 14m x 1,5m. O objetivo é tocar o adversário com telegram betesporte arma sem 🛡 ser tocado. Em disputas classificatórias, ganha quem somar cinco toques ou ficar quatro minutos sem ser atingido. Mas, se a disputa for 🛡 eliminatória, o número de toques sobe para 15 e o tempo, para nove minutos. Por equipes, vence o time que conseguir 🛡 45 toques. Por meio de sensores colocados nos uniformes dos lutadores e ligados a um painel eletrônico, o árbitro acompanha os 🛡 golpes realizados e recebidos. As faltas O atleta não pode esbarrar no adversário. Caso force este encontro, pode levar um cartão amarelo do 🛡 juiz como advertência. Outras faltas são punidas com um toque. O esgrimista também não pode mudar de lado da pista. Quando um golpe 🛡 entra, o aparelho da mesa acende uma luz vermelha ou verde. Se o juiz julgar inválido o movimento, uma luz branca 🛡 será acesa. A atenção é fator primordial Para ser um bom espadachim, o atleta precisa ter muita concentração e saber tomar decisões 🛡 rápidas. Uma pequena desatenção e lá vem o toque: ponto para o adversário. Na esgrima, sempre se busca tocar o oponente e 🛡 esquivar-se dele. Curiosidades A primeira aparição da esgrima nos Jogos Pan-americanos foi em 1951; Os esgrimistas usam máscaras, luvas e colete, feitos de 🛡 malha de aço; Com a espada, pode-se tocar o adversário em qualquer parte do corpo. Com o florete, apenas o tronco. Com o 🛡 sabre, permitem-se golpes da cintura para cima; Espadachim significa esgrimista hábil; Touché! essa famosa expressão francesa usada por D Artagnan e 🛡 os Três Mosqueteiros significa toquei e era usada pelos esgrimistas na época em que não havia sensores eletrônicos para identificar 🛡 os golpes. A esgrima A esgrima é a forma de luta com espadas. Embora telegram betesporte origem mais remota chegue a dois milênios antes 🛡 de Cristo, a esgrima só virou esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola americana de esgrima. A modalidade 🛡 tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre. Os atletas competem 🛡 em pistas de 14m de comprimento por 1,5m de largura e o objetivo é tocar o adversário sem ser tocado. Em 🛡 disputas classificatórias, ganha quem somar cinco toques ou ficar quatro minutos sem ser atingido. Nas eliminatórias, o número de toques sobe 🛡 para 15 e o tempo, para nove minutos. Através de fios e roupas especiais, os competidores estão ligados a um sistema 🛡 eletrônico que conta cada toque. A esgrima é composta por três armas: Florete, Sabre e Espada. Espada Alvo válido ressaltado na cor branca O 🛡 toque é dado com a ponta da arma e é válido em todo o corpo (ver a figura acima). Quem tocar 🛡 primeiro ganha o ponto. A lâmina é de seção triangular com no máximo 90cm. Florete Alvo válido ressaltado na cor branca. Também toca de 🛡 ponta e é válido apenas no tronco (ver figura acima). O florete apresenta algumas diferenças na regra diante da espada, dentre 🛡 elas a que mais se ressalta é a de que se os dois esgrimistas tocarem juntos, o toque é dado 🛡 ao esgrimista que estiver ganhando a frase d'armas, ou seja, áquele que estiver atacando, ao contrário da espada, onde o 🛡 toque é dado aos dois. A lâmina também mede 90cm e é de seção quadrangular, porém é mais fina do que 🛡 a lâmina da espada. Sabre Alvo válido ressaltado na cor branca. O sabre toca de ponta e de corte (lado) acima da cintura, 🛡 e assim como o florete tem a vantagem do toque para quem está atacando. A lâmina mede no máximo 88cm e 🛡 é de seção retangular. Em um campeonato, em primeiro lugar é dividido os grupos (escolhidos através do ranking), em seguida joga-se 🛡 os grupos (em combates que vão a cinco) que classificam para as chaves eliminatórias (em combates que vão a quinze) 🛡 até que se chegue ao grande campeão. História No século XI eram realizados Torneios, a mais alta inspiração da cavalaria, a glória 🛡 dos moços e o ânimo do espírito dos velhos. Neste tempo, o Torneio era considerado um exercício de nobres, onde só 🛡 os homens, representantes da nobreza poderiam participar. Ele era a festa solene onde os cavaleiros mostravam telegram betesporte agilidade e vigor nos 🛡 jogos e combates corteses com armas brancas. Eram divertimento em que os cavaleiros podiam dar provas de bravura mantendo, mesmo em 🛡 tempos de paz, a evolução das artes de combates, entre elas, a Esgrima. Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento 🛡 das armas de fogo ( Canhões, Arcabuzes e Pistolas ) a vantagem das armaduras foi desaparecendo e só os "Grandes 🛡 Senhores" continuavam usando-a, muito mais por tradição que por necessidade. Atualmente realizam-se competições oficias em 6 modalidades:Florete FemininoFlorete MasculinoEspada FemininaEspada MasculinaSabre 🛡 masculinoSabre feminino As categorias competitivas dividem-se em: Infantil (até 14 anos) Cadete (até 17 anos) Juvenil (até 20 anos)Adulto (livre) Master (acima de 50 anos). Todos 🛡 os anos realiza-se o Campeonato Mundial de Esgrima, com exceção dos anos Olímpicos. A Esgrima participa deste grande evento desde os 🛡 primeiros Jogos Olímpicos em 1896, em Atenas. Nos Jogos Olímpicos de 1924 temos a primeira participação das mulheres. Na telegram betesporte maioria, os 🛡 principais expoentes da Esgrima são dos países Europeus, Cuba, Canadá e China,. No Brasil, esta modalidade está em amplo desenvolvimento com 🛡 um histórico de atletas de talento e expressão, com especial destaque para a Equipe da Federação Paulista que constitui a 🛡 grande maioria da Equipe Brasileira. A Esgrima hoje, no cenário mundial, é um esporte altamente desenvolvido, onde tecnologia moderna e segurança 🛡 são complementadas pelo treinamento físico e mental dos atletas que a praticam. Origem O surgimento da esgrima tem pelo menos, três mil 🛡 anos. Em um templo egípcio construído em 1170 a.C. , mostravam alguns guerreiros semidespidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de proteção, o 🛡 que mostrava que desde essa época já se praticava a esgrima. A esgrima nessa época era muito mais que um simples 🛡 esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica 🛡 para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte 🛡 de combater com armas brancas para entreter o público. Já na Grécia antiga os exercícios corporais e os jogos de guerra 🛡 tiveram grande importância. Vários tipos de esgrima foram praticados nas antigas Olimpíadas e nos importantes Jogos Ístmicos. Houve, inclusive, escolas em que 🛡 se cultivava o uso da espada, chamadas Hopleomades. Na idade média, conforme se vê em filmes da TV e do cinema, 🛡 a Esgrima consistia na utilização do sabre na ofensiva e de escudos na defensiva, tanto como forma de entretenimento, como 🛡 para resolver contendas ou na guerra. Com o advento da pólvora, houve uma diminuição acentuada no uso da esgrima para combate, 🛡 dando-a dimensões de uma arte, um esporte. Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna (1896) que a esgrima faz parte 🛡 das modalidades olímpicas, sendo uma das quatro modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição. A esgrima é 🛡 também considerada por alguns como uma arte marcial. Para as necessidades do cinema, do teatro e do espetáculo em geral desenvolveu-se 🛡 uma forma específica: A esgrima artística. As disputas masculinas começaram nas olimpíadas com o florete e o sabre em 1896. A espada 🛡 foi introduzida nas disputas masculinas na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em 1900. Em 1924 as mulheres começaram a participar dos 🛡 jogos olímpicos, mas somente na modalidade de florete individual, e até 1992 as mulheres continuaram a jogar somente nessa modalidade. A 🛡 partir de 1996 elas começaram a competir nas olimpíadas também modalidade da espada. E a partir de 2004 elas começaram a 🛡 competir nos jogos olímpicos com o sabre. Enfim, surgiu o esporte As máscaras utilizadas pelos esgrimistas apareceram no século 18. Apenas no final 🛡 do século seguinte foram determinadas as oito posições indicadas para as paradas, explicando claramente as posições do punho, braço etc. Um 🛡 pouco antes, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou em 1860 a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos 🛡 dias de hoje. Um ano depois, nos Estados Unidos, o Graeme Harmond transformou a esgrima em esporte de competição. Ainda na mesma 🛡 época, com a volta dos Jogos Olímpicos, iniciou-se verdadeiramente a esgrima esportiva unificada com o incentivo do Barão Pierre de 🛡 Coubertin. Em Atenas-1896, as provas de esgrima foram disputadas por 13 competidores representando quatro países, nas modalidades de florete e sabre. A 🛡 espada só entrou no programa oficial olímpico a partir de 1900. Quatro anos depois foi criada a primeira confederação de esgrima. A 🛡 Federação Internacional foi fundada em 1913. Desde então, italianos, russos, húngaros e franceses dominam o esporte em Olimpíadas em provas masculinas. Em 🛡 1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete. Como um combate pode tornar-se muito rápido, às vezes é difícil 🛡 distinguir, principalmente no sabre e no florete, se algum toque foi dado. Por isso surgiram os equipamentos eletrônicos no esporte. Estes foram 🛡 criados com o intuito de facilitar a observação de um combate. Fios ligados na roupa e na arma a um sistema 🛡 eletrônico registram os toques. Equipamento e técnica Como atividade esportiva moderna a esgrima exige exercício físico concentrado em curto espaço de tempo 🛡 e coordenação entre a mente e o corpo; é necessário muito treinamento para o esgrimista adquirir a disciplina e a 🛡 destreza necessárias. O equipamento consta basicamente de jaqueta e calças resistentes e acolchoadas, máscara protetora, luvas e sapatilhas com sola aderente. Há 🛡 duas escolas, a francesa e a italiana, cada uma com suas vantagens e inconvenientes. A escolha depende do temperamento e das 🛡 características físicas do esgrimista. O combate se inicia com a posição "em guarda", em que cada esgrimista se coloca de lado 🛡 para o adversário, a fim de lhe oferecer a menor superfície de toque possível. Uma perna fica recuada, para apoio, e 🛡 a outra avançada, para facilitar tanto o ataque quanto a defesa. Autorizada a luta, têm início os ataques: "estocada", que consiste 🛡 em estender a lâmina, apoiando-se na perna recuada; "a fundo" ou "lunge", em que não só a lâmina, mas o 🛡 próprio esgrimista avança, mantendo fixa a perna recuada; "balestra", que é um salto curto (que se pode combinar com um 🛡 "a fundo"); "redobramento", que se segue a um "a fundo", insistindo no ataque; ou "flecha", corrida rápida sobre o adversário. Usam-se 🛡 ainda o "ataque composto", uma sucessão coordenada de golpes, e a "resposta", ação ofensiva que se segue a um lance 🛡 defensivo do adversário ("parada" ou "bloqueio"). A parada pode ser simples (ou direta), semicircular (indireta) e circular. Após conter um ataque, o 🛡 esgrimista pode, em réplica, passar à ofensiva, no movimento denominado contra-resposta. O alvo do florete é delimitado na área do tronco 🛡 do oponente, que se divide em linhas imaginárias e toma como ponto de referência a posição em que o esgrimista 🛡 coloca a mão ao se pôr em guarda. Assim, se diferenciam linhas altas e baixas, e externas e internas, que no 🛡 total são oito: primeira, segunda, terceira etc. As posições de guarda se determinam segundo a linha que protege a espada, e 🛡 as mais habituais são a quarta e sexta, a sétima e a oitava. Na competição com espada, a posição de guarda 🛡 é diferente da adotada com o florete, uma vez que o antebraço é parte do alvo e deve ficar protegido 🛡 das estocadas. O alvo válido na competição com sabre inclui cabeça, tronco e braços. Os golpes não se restringem às estocadas, e 🛡 a técnica de ataque se sobrepõe à de defesa. Julgar uma competição de esgrima requer muita experiência pela complexidade e velocidade 🛡 dos movimentos. As competições de florete e espada se julgam com auxílio de dispositivos eletrônicos, que registram os toques das armas 🛡 por meio de um sinal luminoso. Nas competições de sabre não se recorre a tais equipamentos. Regulamento do Esgrima Em primeiro lugar, os 🛡 adversários se cumprimentem ao entrarem na pista. O movimento é feito rapidamente com as armas, antes de colocarem as máscaras. Cada esgrimista 🛡 na pista cumprimenta o adversário, o árbitro e os assistentes; em seguida colocam suas máscaras. É proibido homens competirem com mulheres 🛡 e as disputas podem ser individuais ou por equipes. No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco 🛡 do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte 🛡 do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma. A região que 🛡 deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo as mãos. No florete e no sabre, existe o 🛡 chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se 🛡 errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso 🛡 de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos 🛡 os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar 🛡 antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de 🛡 empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor. Nas competições, na etapa classificatória são necessários cinco toques ou 🛡 três minutos para se vencer. Na etapa eliminatória são precisos quinze toques ou nove minutos. Essas normas podem ser flexíveis dependendo do 🛡 nível territorial da competição e do órgão responsável. Os esgrimistas em um combate mudo ou não-elétrico (sem equipamentos eletrônicos) são observados 🛡 por um árbitro e quatro auxiliares. Em duplas, estes auxiliares ficam a dois passos atrás de cada jogador, nos dois lados 🛡 da pista e observam se há toque ou não no esgrimista adversário. Eventualmente, nos casos de dúvida do árbitro, os auxiliares 🛡 são convocados a uma votação para verificar se houve pontuação ou não. O árbitro pergunta se houve determinada situação e os 🛡 árbitros podem responder "sim", "não" ou "abstenção". Se um dos jogadores perder a telegram betesporte arma durante o combate, a seguinte regra 🛡 se aplica: Se a perda da arma ocorrer durante o mesmo movimento de ataque do adversário e este conseguir efetuar o 🛡 toque no oponente desarmado, o toque será válido; mas o movimento de ataque tem que ser contíguo com o da 🛡 perda d'arma do adversário. Se a perda d'arma ocorrer e o adversário não conseguir terminar o ataque no mesmo movimento, a 🛡 ética chama para o adversário esperar o oponente recuperar telegram betesporte arma. O combate é pausado e o árbitro então resumirá o 🛡 jogo assim que todos estiverem prontos ao comando de "en guard. " Os esgrimistas poderão responder que estão prontos pela simples 🛡 posição de combate, ou caso ao contrário podem sapatear com um pé na pista para pedir mais tempo.Fonte: pan2007.globo.com/www.esgrima.org.br/www.olimpiadas.etc.brEsgrima A luta 🛡 de espada existe como esporte desde o antigo Egito. E tem sido praticada de várias maneiras e por diferentes culturas desde 🛡 então. Ainda que os torneios e combates de espada tenham sido um esporte popular na Europa da Idade Média, a esgrima 🛡 moderna deve mais aos duelos realizados no séc. XVI sem as pesadas armaduras dos cavaleiros medievais. As espadas eram usadas por civis 🛡 para auto defesa e duelos. A lâmina dessas espadas tinha fio (cortava em golpes dados de lado) mas o princípio básico 🛡 do ataque era usar a ponta para ferir o adversário. A esgrima se limita nessa época da Itália até a Espanha 🛡 e noroeste da Europa por objeção de mestres como George Silver, que preferiam as armas tradicionais de corte como a 🛡 espada longa Inglesa. A escola Espanhola, sob mestres como Narvaez e Thibault, se tornou complicada e mística, e suas teorias geométricas 🛡 requeriam muita prática para se dominar. Mestres Italianos como Agrippa e Capo Ferro, desenvolveram uma escola mais prática no final do 🛡 séc. XVI, introduzindo inovações como a esgrima em linha e a medida.A partir do séc. XVIII a espada evoluiu para um design 🛡 mais simples, curto e leve, que se popularizou na França como "Espada de Côrte" ou "Espada pequena". Embora essa espada possuísse 🛡 fio, ele era mais usado para impedir que o adversário agarrasse a lâmina com as mãos, os golpes eram dados 🛡 somente de ponta. A leveza da arma foi um dos fatores que ajudou no surgimento um estilo mais complexo e defensivo. Mestres 🛡 franceses desenvolveram uma escola baseada na sutileza do movimento, contra-tempo e nos ataques compostos. A espada usada para treino possuía uma 🛡 ponta de segurança feita de couro no formato de uma flor presa á ponta, e ficou conhecida como "Le fleuret", 🛡 e era idêntica no uso ao florete moderno, conhecido ainda como Fleuret em francês. Certamente a escola Francesa é a base 🛡 da maioria das teorias modernas da esgrima moderna. A partir da metade do séc. XIX o duelo como meio de resolver disputas 🛡 entra em declínio, principalmente porque a vitória poderia conduzir o duelista á cadeia. A ênfase nos duelos é deslocada a derrotar 🛡 o oponente sem necessariamente matá-lo. As formas de duelos menos fatais evoluíram usando a espada de duelo. Alguns duelos acabavam em ferimentos 🛡 graves nos braços e nas pernas, além de complicações legais para os participantes. Esta é a base da Espada moderna Os duelos 🛡 praticamente desapareceram após a I Guerra Mundial. Mas há registros de duelos realizados para resolver disputas levantadas durante a olimpíada de 🛡 1920. Desde então houveram relatórios raros de duelos de espada. Em outubro de 1997 o prefeito de Calábria, na Itália, desafiou publicamente 🛡 mafiosos locais a um duelo. A esgrima está presente nas olimpíadas desde os primeiros jogos olímpicos modernos, em 1896, mas somente 🛡 florete e sabre para homens. A espada foi introduzida em 1900. A espada elétrica foi introduzida nos jogos olímpicos de1936, o florete 🛡 em 1956 e o sabre em 1988. Somente em 1913 foi criada Ferderação Internacional de Esgrima. Até pouco tempo atrás a esgrima 🛡 era o único esporte olímpico que incluía atletas profissionais. A introdução do equipamento elétrico, e mais tarde eletrônico, provocou grande mudança 🛡 na maneira de se julgar e jogar esgrima. Recentemente essas mudanças foram notadas no sabre. As mulheres estão presentes nos jogos olímpicos 🛡 desde 1924, com o florete, e somente em 1996 na espada, apesar de fazer parte dos campeonatos mundiais desde 1989. O 🛡 sabre feminino está fazendo telegram betesporte primeira aparição nos campeonatos mundiais a partir de 1998 como demonstração. A Esgrima é um esporte 🛡 latino e seu nome vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan". Podemos dizer que a Esgrima é a arte de 🛡 duelar com as armas brancas; além das armas convencionais, ( o Florete, a Espada e o Sabre ) armas de 🛡 corte e de ponta. O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo 🛡 está proibido em quase todo o mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através 🛡 de movimentos ordenados. A História do Esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado à guerras, ao aperfeiçoamento das armas 🛡 brancas e ao surgimento da pólvora. Podemos dividi-la em três etapas:A ESGRIMA ANTIGA O período antigo foi marcado pela Esgrima de impacto 🛡 que era causado pelo choque de espadas muito pesadas sobre o corpo do oponente, o que o levava ao chão. Naquela 🛡 época eram utilizadas grandes e resistentes armaduras com um pulôver tecido em fios de ferro e aço que, usado por 🛡 debaixo, protegia o corpo durante os combates e duelos, contra as flechas e auxiliando nos confrontos contra machado, bastão e 🛡 lança. No século XI eram realizados Torneios, a mais alta inspiração da cavalaria, a glória dos moços e o ânimo do 🛡 espírito dos velhos. Neste tempo, o Torneio era considerado um exercício de nobres, onde só os homens, representantes da nobreza poderiam 🛡 participar. Ele era a festa solene onde os cavaleiros mostravam telegram betesporte agilidade e vigor nos jogos e combates corteses com armas 🛡 brancas. Eram divertimento em que os cavaleiros podiam dar provas de bravura mantendo, mesmo em tempos de paz, a evolução das 🛡 artes de combates, entre elas, a Esgrima. Os juizes, nomeados "Marechais de Campo" eram auxiliados pelos Conselheiros, que tinham seus lugares 🛡 marcados no campo de batalha, para manter as leis da cavalaria e dar conselho e socorro aos que precisassem. As regras 🛡 da Esgrima atual são as que mais se aproximam das regras dos duelos, que aprimoraram a arte de lutar e 🛡 matar seu adversário, mesmo no tempo das armaduras. O pulôver tecido em malha de fios de aço entrelaçados, usado por baixo 🛡 da armadura, dificultava que flechas e espadas pudessem perfurar o combatente, devido à indumentária o cavaleiro tornava-se extremamente pesado. A espada 🛡 era usada para derrubar o oponente, que uma vez caído, dificilmente levantava-se, ficando à mercê do seu adversário que para 🛡 esta hora, normalmente guardava técnicas apuradas para uma morte lenta e com muito sofrimento. Para tentar evitar este problema os soldados 🛡 romanos não se separavam de suas armas e couraça, este hábito era tamanho, que fazia com que eles nem percebessem 🛡 mais o peso da indumentária, tornado a armadura parte quase como uma peça integrante ao corpo. A ESGRIMA MODERNA Segundo o documento 🛡 "A História do Esgrima", EsEFEx, 1989, "Um manuscrito datado de 1410 descreve a Esgrima como esporte na Alemanha, sendo assim, 🛡 devendo ter aparecido 50 ou 60 anos antes, anulando a concepção de que teria sido criada na Itália no século 🛡 XV. O guia "Max Bruder", de Lowenberg, publicado em Frankfurt, 1383, descreve uma organização da Esgrima bem desenvolvida para a época. Com 🛡 a descoberta da pólvora e o desenvolvimento das armas de fogo ( Canhões, Arcabuzes e Pistolas ) a vantagem das 🛡 armaduras foi desaparecendo e só os "Grandes Senhores" continuavam usando-a, muito mais por tradição que por necessidade. Contudo o uso de 🛡 couraça, para o tronco, e do capacete continuaram. A espada usada no início da pratica da Esgrima alemã feita em ligas 🛡 de bronze e ferro e, geralmente, de dois gumes, cortando quando caía e subia, era pesada e grosseira além disto 🛡 não tinha proteção para as mãos, o "Copo", que tinha esta finalidade só foi inventado pelo Capitão do exército espanhol 🛡 Gonçalo de Córdoba, falecido em 1515. Sua espada está em exposição no museu de Madri. Os italianos aperfeiçoaram o Florete, arma fina 🛡 e longa, logo aceita pelos alemães que abandonaram suas incomodas lâminas. Na França, usava-se uma espada curta que, muitas vezes, confundia-se 🛡 com uma Adaga ou punhal pequeno. As armas na Inglaterra eram longas, largas e pesadas. Já na Espanha, os espadachins, ora usavam 🛡 o florete italiano, ora a espada curta francesa e ainda as longas e pesadas inglesas. Ainda na Antiguidade podemos citar alguns 🛡 tipos de espadas: A "Estocada" – arma grande de lâmina forte e chata, com corte dos dois lados. O "Espadão" – usado 🛡 com as duas mãos por ser pesado e de lâmina chata, larga e longa. A "Braquelarda" – com aproximadamente 80 cm 🛡 de lâmina chata, ponta arredondada e também com corte dos dois lados. A "Rapiera" – similar ao que temos hoje, tinha 🛡 lâmina longa , entre 1 m e 1,10 m, com corte dos dois lados e feria com a ponta. Possuia "copo" 🛡 e era a arma mais usada nos duelos. Pode-se dizer que é a arma básica da Esgrima moderna. A "Colimarda"- espécie de 🛡 "Rapieira" com largo talão (parte lateral da lâmina) e de cômodo manejo. O sabre, arma de hoje, reto ou curvo, com 🛡 corte lateral, é uma arma tipicamente oriental e foi introduzida na Europa pelos húngaros. A arte de esgrimir, como esporte, foi 🛡 mais rapidamente desenvolvida graças ao aperfeiçoamento de um aço mais leve e com maior resistência, que proporcionou armas que pudessem 🛡 ser empunhadas com uma só mão, devido ao seu peso e tamanho. Os espanhóis conseguiram desenvolver aços mais leves graças ao 🛡 contato com os árabes e o povo bárbaro que habitava a península ibérica, aperfeiçoando um sistema especial de preparo das 🛡 lâminas ( têmpera ), segredo até hoje bem guardado. Por isso a Espanha atingiu o mais alto grau de cultura de 🛡 telegram betesporte época, no que diz respeito à manufatura do aço, proporcionando o desenvolvimento de uma Esgrima de alto nível, com 🛡 mais fineza. Porém a Esgrima espanhola,como passar dos anos, perdeu-se, pois os conhecimentos eram passados de pai para filho. Com o tempo, 🛡 desapareceu o interesse na carreira de Mestre d'Armas, enquanto ficava cada vez mais forte na Itália, França e Alemanha. Em 1410, 🛡 foi publicado pelo mestre italiano Fiori Dei Liberi um tratado de Esgrima camado "Flor de Bataglia", mostrando um bom desenvolvimento 🛡 na Itália e, em 1443, surgiu na Alemanha um manuscrito de nome "Fechtbutch", de Talhoffer. COMEÇA A FASE DA ESGRIMA MODERNA. Em 🛡 1531 Antônio Mansiolino escreve o primeiro tratado de Esgrima descrevendo movimentos similares aos de hoje e três posições de "guarda"( 🛡 posição do corpo do esgrimista que lhe permite deslocar-se para frente e para trás estando igualmente pronto para atacar e 🛡 defender-se ). Em 1536, Mestre Marozzo, da Itália, publica um tratado com algo mais que movimentos: "O REGULAMENTO DA SALA D'ARMAS", 🛡 que continha regras e ordens e começava com o seguinte juramento: "Juro pelo punho desta espada, como se fosse a 🛡 cruz de Deus, nunca empregar esta arma contra meu Mestre". As regras ainda estipulavam que: Ninguém pode bater-se ( duelar ) sem 🛡 o consentimento de seu Mestre;A nada temer; Jamais comparar o valor de alguém, a não ser com uma espada na mão;Não 🛡 blasfemar. Todos os alunos do Mestre Marozzo eram obrigados a manejar, além da Espada, o Punhal, a Adaga, o Escudo, o 🛡 "Espadão". O "A Fundo", golpe que visa perfurar o adversário com a ponta, usado até os nossos dias, consta do tratado 🛡 mais completo da época, publicado em 1553 por Camilo Agripa, um dos mais notáveis entre os Mestres italianos. A forte escola 🛡 francesa se desenvolveu a partir do século XVI quando Catarina de Médicis, esposa de Henrique IV, Rei da França, trouxe 🛡 Mestres italianos e espanhóis para ensinar a nobreza. Por isso, historicamente, a esgrima da França é mais clássica e polida, enquanto 🛡 a italiana é cheia de gritos e chamadas ( batidas com os pés sobre a pista de duelo ). Em virtude 🛡 das diferenças de comportamento e educação, os franceses abandonaram os Mestres italianos e espanhóis e criaram um estilo de Esgrima 🛡 acadêmico, adaptado ao temperamento de seu povo. No reinado de Carlos V os Mestres d'Armas já se reunião numa associação chamada 🛡 de "Academia d'Armas". A ESGRIMA CONTEMPORÂNEA O marco da Esgrima contemporânea foi o aparecimento da "Máscara". O grande número de acidentes ocasionados pela 🛡 exposição do rosto, fez com que o esgrimista usasse uma proteção de ferro, com uma fenda nos olhos. Ainda assim, aconteciam 🛡 acidentes e para preveni-los Labouissiëre inventou a "Máscara" de arame trançado , no final do século XVIII, com várias modificações 🛡 para melhorar telegram betesporte eficácia é utilizada até hoje. A "Máscara" começou a ser usada em todo o mundo, trazendo segurança, permitindo 🛡 a difusão do esporte e aproximando, no máximo possível da realidade, a Esgrima do duelo, mas também trouxe desvantagens, fazendo 🛡 a Esgrima perder o porte acadêmico e a posição clássica. Em 1820, La Fangère regulamentou a nomenclatura com a padronização de 🛡 termos que permanecem até hoje: posição de guarda, deslocamentos como a marcha (deslocamento à frente), o romper (deslocamento à trás) 🛡 e o a fundo. A esgrima no Brasil A partir da fundação da Confederação Brasileira de Esgrima, em 05 de junho de 🛡 1927, se oficializaram as competições no Brasil. Antes desta data a esgrima encontrava-se restrita aos quartéis e casernas, praticada somente por 🛡 militares. O primeiro campeonato brasileiro foi realizado em 1928, nas armas de florete, espada e sabre somente masculino categoria livre. Esgrima Artística A 🛡 Esgrima pode-se orgulhar de ter 5 séculos de existência. A esgrima desportiva é (relativamente) conhecida mas não é mais do que 🛡 apenas um dos aspectos dessa atividade. Para as necessidades do cinema, do teatro e do espetáculo em geral desenvolveu-se uma forma 🛡 específica de esgrima: A Esgrima de Espetáculo. Igualmente chamada de "Esgrima Artística" para englobar as múltiplas possibilidades dessa técnica. É uma disciplina 🛡 em que não se improvisa. Destinada a fazer reviver os combates épicos dos esgrimistas e duelistas do passado é uma atividade 🛡 que exige concentração, método e seriedade na telegram betesporte prática. APRESENTAÇÃO A Esgrima de Espetáculo é submissa a duas grandes contrariedades que vão 🛡 condicionar a técnica e os seus métodos de trabalho: não existe proteção, e as armas não são emboladas. Sem preparação é 🛡 um jogo muito perigoso! A apresentação é prioritariamente dirigida ao público e não ao prazer dos combatentes. A aprendizagem Infelizmente não é 🛡 suficiente colocarmo-nos frente a frente com outro esgrimista e brandir as espadas, para fazer um duelo "à la d'Artagnan". A técnica 🛡 da Esgrima de Espetáculo é muito precisa, a fim de: Garantir a segurança dos combatentes e do público. É uma disciplina 🛡 onde o risco de acidente nunca está ausente. Para oferecer um espetáculo que faça vibrar aqueles que assistem é necessário aprender 🛡 certas técnicas e treina-las para adquirir o gestual e mestria necessária para o manejo das armas. O treino Tal como os esgrimistas 🛡 desportivos, os esgrimistas de espetáculo se devem treinar regularmente a fim de garantir a telegram betesporte própria segurança e a melhoria 🛡 das suas competências. Preparar um número Uma cena de combate de espadas é delineada muito tempo antes da telegram betesporte apresentação ao público. É 🛡 necessário que todos os encadeamentos e frases de armas estejam escritos e decorados. Mas não basta isso para que o espetáculo 🛡 esteja montado. É necessário igualmente definir a caracterização das personagens, as suas atitudes, o ritmo do duelo, diálogos. . . A violência A violência de 🛡 uma combate produz-se principalmente pelo jogo dos atores e o ritmo das frases de armas. Usar de força exagerada nos golpes 🛡 realizados não faz um combate intenso. Isso apenas o torna perigoso. Aos executantes talvez lhes dê emoções mais fortes mas isso não 🛡 aumenta o interesse dos espectadores. É possível tornar uma cena intensa mesmo sem desferir algum golpe, é apenas uma questão de 🛡 "mise en scéne" e de movimento. A violência deve estar ao serviço da cena e não o inverso. Os trajes são parte 🛡 importante do visual do combate. Eles situam a época e o contexto. Todavia, certos trajes ou equipamentos provocam limitações de movimento. Assim é 🛡 necessário te-los em conta na elaboração de uma cena: Não se pode realizar o mesmo combate em camisa ou em 🛡 armadura completa. As armas As armas de decoração são PERIGOSAS: elas não são forjadas para serem utilizadas. Cuidado com a fabricação caseira de 🛡 armas pois é regra obter-se resultados muito pesados, desequilibrados e de inércia incontrolável. As armas são um instrumento de expressão. É com 🛡 elas que se dialoga numa frase de armas. Elas fazem parte integrante do traje e devem respeitar tanto a estética como 🛡 a época. A telegram betesporte perfeição deve aumentar em quanto aumentar a proximidade do público. Como a telegram betesporte utilização é constante elas devem 🛡 ser muito resistentes, no entanto flexíveis. A fabricação de Espadas, principalmente no que concerne às lâminas é uma matéria que exige 🛡 muito conhecimento. A Esgrima de Espetáculo é uma disciplina apaixonante que nos permite visitar a história, mas não deve ser tomada 🛡 por ligeira. A improvisação na utilização das armas é proibida e a realização de um combate exige um gigantesco investimento pessoal. Quem 🛡 não estiver disposto a aprender a telegram betesporte técnica nunca estará apto a apresentar um duelo credível e interessante para os 🛡 espectadores. Material do EsgrimaAs armas As armas utilizadas na esgrima são 3 e para cada uma delas existem regras e competições especificas. A 🛡 ESPADA São permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta 🛡 são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são 🛡 válidos. Peso máximo: 770gComprimento máx.da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cmO FLORETE Exige uma maior precisão nos toques, pois apenas são 🛡 válidos toques no tronco, excluindo os braços. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do 🛡 florete que protege a mão é ligeiramente mais pequena, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, 🛡 para distinguir a zona válida e não-válida. Peso máximo: 500gComprimento máx.da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cmO SABRE É uma arma 🛡 que protege mais a mão, pois são válidos toques de ponta, e qualquer parte da lâmina, como gume e contra 🛡 gume. O esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma 🛡 arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco. Peso máximo: 500gComprimento 🛡 máx.da lâmina: 88 cm Comprimento máx total: 105 cmO traje O esgrimista traja obrigatóriamente de branco. Foi a criação e uso da máscara 🛡 que tornaram a esgrima um desporto de lazer. O passo seguinte foi a esgrima como desporto organizado. O GILET Em algodão ou kevlar. Fecho 🛡 eclair, botões ou fitas; diferente para atirador direito ou esquerdo com botões ou fecho eclair do lado contrário. A parte do 🛡 gilet que passa entre as pernas chama-se coxote. Usa-se calção branco do mesmo material e meias brancas e altas. Proteção: 800 Newton 🛡 é o minimo para participar em provas FIE. Usando-se ainda uma proteção interior de 800 Newton prefazendo um total de 1600 🛡 Newton. No entanto para treino pode-se usar um gilet de 350 Newton. A MASCARA De grade metálica em aço, babete protegendo o pescoço. Uma 🛡 lingueta mantem-na sobre a cabeça. Atualmente a mascara foi desenhada com uma viseira transparente permitindo ver a cara do atirador. Proteção: 1600 🛡 Newton é o mínimo para participar em provas FIE. Para treino também se usa as de 800 Newton. A LUVA E SAPATOS Na 🛡 esgrima só se usa uma luva, esta usa-se na mão armada ficando a mão livre para cumprimentar (mesmo sendo a 🛡 esquerda). O calçado tem que ser de muito boa qualidade, apesar de não haver ténis específicos. A razão para tal fato são 🛡 as pistas onde se pratica, pois são metálicas e abrasivas, desgastando muito o calçado.Fonte: miguel.gomes.com Descubra as melhores odds e promoções de apostas desportivas na Bet365. Aposte em telegram betesporte seus esportes favoritos e ganhe prêmios 5️⃣ incríveis! Se você é fã de esportes e está procurando uma experiência de apostas emocionante, a Bet365 é o lugar certo 5️⃣ para você. 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